O “tatuzão chinês” que ficou inundado em 1º de fevereiro após o rompimento de um coletor de esgoto voltou a escavar os túneis da Linha 6-Laranja nesta quarta-feira, 31. A Acciona conseguiu recuperar o equipamento após vários danos causados pelos dias em que ele permaneceu submerso em dejetos.
O governador Rodrigo Garcia, candidato à reeleição em outubro, esteve no canteiro para oficializar a retomada. O tucano garantiu que o cronograma não será afetado e que a linha de 15,3 km e 15 estações será entregue no final de 2025.
Ainda segundo Garcia, a tuneladora sul, que havia começado os trabalhos em dezembro, deverá chegar ao poço após a estação São Joaquim em 20 a 24 meses. Ou seja, entre maio e agosto de 2024. Serão escavados cerca de 10 km de túneis, que ligarão 10 das 15 estações.
Sobre a tuneladora norte, que fará a escavação em rocha no sentido da Brasilândia, o governador confirmou que ela deverá partir do VSE Tietê em novembro. Nesse caso, o governo não revelou um prazo para o fim dos trabalhos, que incluem cinco estações, além de poços de ventilação.
Garcia também não quis apontar culpados sobre o acidente de fevereiro. Segundo ele, quando o laudo do IPT ficar pronto a empresa responsável pelo problema arcará com o prejuízo, seja ela a Acciona, empresa que controla a concessionária LinhaUni, ou a Sabesp, que construiu o interceptor de esgoto.
A próxima parada do “tatuzão” será a estação Santa Marina, um trecho de cerca de 450 metros. Segundo a Acciona, a máquina avança 12 metros por dia, o que sugere que a chegada na futura parada ocorrerá por volta da primeira quinzena de outubro. Espera-se que desta vez sem encontrar nenhum obstáculo pelo seu caminho.
E a expansao do sistema metroferroviário paulista continua, com obras nas linhas prata, laranja, verde e ouro.