O Metrô de São Paulo funcionará normalmente nesta terça-feira, 6 de setembro, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, operadas pela companhia. A greve marcada pelo Sindicato dos Metroviários acabou adiada para a próxima terça, 13 de setembro, após assembléia realizada na noite de ontem.
O motivo foi a audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho. Segundo o sindicato, o TRT indicou que o Metrô pague os “steps”, valores financeiros acordados para manter a paridade salarial de alguns cargos.
Após isso, a entidade decidiu adiar a paralisação, marcando nova assembléia para a próxima segunda-feira, 12 de setembro. “Em respeito à Cláusula de Paz estabelecida na audiência, a categoria decidiu adiar a paralisação para a próxima terça, manter o Estado de Greve e as mobilizações e realizar nova assembléia na segunda-feira”, afirmou nota do sindicato.
Paralisação parcial
Caso venha a ocorrer, a greve no Metrô atinge apenas quatro das seis linhas já que as demais são operadas por concessionárias privadas, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, que negociam com seus funcionários separadamente. A paralisação também não afeta os ramais da CPTM, cujos sindicatos são diferentes.