Enquanto convive com situações dramáticas como a queda de uma passageira deficiente visual na via na estação Trianon-MASP, que estava sem apoio de um funcionário, o Metrô tenta avançar com a instalação das portas de plataforma em suas estações.
Atualmente, apenas a Linha 15-Prata possui PSDs (como são chamadas na sigla em inglês) em todas as paradas. Além disso, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada, também contam com o equipamento.
Já nos três ramais mais antigos, as portas de plataforma são raridade. Apenas sete das 57 “estações” (considerando locais que atendem a mais de uma linha como Sé) possuem fachadas no momento.
A Linha 2-Verde é a que mais oferece as PSDs – quatro das 14 estações – enquanto a Linha 1-Azul acaba de receber as fachadas nas estações Jabaquara e Tucuruvi. Já na Linha 3-Vermelha o recurso é usado apenas na estação Vila Matilde, fruto de um contrato antigo e que foi rescindido.
É justamente a Linha 3 o foco inicial do Consórcio Kobra, que foi contratado para instalar nada menos que 88 fachadas nas três linhas. Após um período de incertezas com questionamentos judiciais, a empresa reiniciou o trabalho pelas estações Belém e Bresser-Mooca.
No entanto, o projeto avança lentamente, como se constata em um vídeo postado pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira. Nele, funcionários preparam a instalação da base que sustentará as fachadas, que estão sendo fabricadas na Coreia do Sul.
Tudo leva a crer que o Kobra então instalará os módulos de fachada para então iniciar os testes de funcionamento. Por ser um equipamento novo na companhia, é de se esperar um tempo razoável para o trabalho ser concluído.
Sete estações em 2022
Apesar disso, Silvani se mostrou otimista ao prever que outras cinco estações da Linha 3-Vermelha contarão com portas de platafoma em 2022. São elas Pedro II, Carrão, Guilhermina-Esperança, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, além de Belém e Bresser. Trata-se, no entanto, de uma meta inferior a original, que incluía também as estações Penha, Patriarca-Vila Ré e Arthur Alvim.
Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda fazem parte de outro contrato, com a Alstom, e que já detém um expertise maior na instalação, o que faz crer que a meta é possível.
Ao todo, o Metrô tem contratado 42 pontos de instalação de PSDs, novamente considerando estações com plataformas duplas. Faltarão ainda oito estações, todas na Linha 2-Verde, que ainda não têm fornecedor definido.
Ironicamente, entre elas está Trianon-MASP, onde houve a queda da passageira no dia 1º de setembro. Felizmente, ela conseguiu sobreviver ao se abaixar na via quando o trem chegou à estação.
Esse consórcio é mesmo da kpe, coesa,oas da linha 17?
Vale muito a pena o site correr atrás da informação, pois o Metrô disse no começo do ano que teria PSDs (PORTAS DE PLATAFORMA) em 10 estações:
>BELÉM (KOBRA)
>BRESSER-MOOCA (KOBRA)
>PEDRO II (KOBRA)
>CARRÃO-ASSAI ATACADISTA (KOBRA)
>PENHA (KOBRA)
>GUILHERME-ESPERANÇA (KOBRA)
>CORINTHIANS-ITAQUERA (ALSTOM)
>PALMEIRAS-BARRA FUNDA (ALSTOM)
>PATRIARCA-VILA RÉ (KOBRA)
>ARTHUR ALVIM (KOBRA)
E do nada só em 7 estações???, será que atrasou o envioppr navio??? ,será que a fabricação deu errado???
Verdade, Dylan, vamos colocar essa observação no artigo, obrigado.
isso se chama maracutaia meu amigo, não espere nada de governos.
Estão contratando só PJ não contrata CLT.
Claro d todos os cuidados devem ser adotados para evitar passageiros “caindo” nos trilhos, mas o valor q esta sendo gasto para essas malditas portas beira ridiculo. Os passageiros devem tomar TODO O CUIDADO para evitar acidente ( vendo a porra do smarth phone, conversando e olhando pro caralho, prestar MUITA ATENÇAO. Se todos assim procederem nao será necessario instalar essas drogas d portas. Inclusive o ultimo acidente com a mulher deficiente foi causada pela falta d atençao da senhora q tambem nao procurou o funcionario do metro para trafegar pela plataforma.
Usuários sendo empurrados é culpa do smartphone também?