A aguardada extensão da Linha 4-Amarela de metrô até o município de Taboão da Serra deverá ter o projeto básico e o anteprojeto de engenharia lançado em setembro. A informação consta da apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizada na sexta-feira, 16, durante a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
A expansão, que incluirá duas novas estações (Dummont Villares e Taboão da Serra) terá 3,3 km de extensão e deverá ser bancada pela ViaQuatro, concessionária que opera o ramal desde sua inauguração em 2010.
O custo estimado para levar a Linha 4 para fora dos limites da capital é de R$ 2,9 bilhões, segundo o Metrô. A secretaria executiva da STM, Isadora Cohen, e o responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão, Saulo Vieira, não detalharam o assunto, também citaram outro projeto de extensão, que envolve a Linha 5-Lilás.
Nesse caso, o projeto básico será encomendado pela ViaMobilidade, concessionária que tem entre seus sócios o grupo CCR, participante da ViaQuatro. O trecho também terá duas novas estações (Comendador Sant’anna e Jardim Ângela) e deve custar em torno de R$ 2,8 bilhões.
Mudança legal
Para viabilizar a extensão dos dois ramais metroviários, o atual governo aprovou mudanças na lei que permitiram que os atuais concessionários possam bancar obras mediante compensação a ser acertada com a gestão pública. O valor do investimento pode ser convertido em pagamentos financeiros via aportes ou na tarifa de remuneração, mas é mais provável que isso ocorra por meio da extensão dos contratos de vigência.
Até o momento, no entanto, a ViaQuatro e a ViaMobilidade ainda desenvolvem os estudos para chegar a uma previsão mais acertada e que deverá ser aceita ou não pela próxima gestão estadual que assumirá em 1º de janeiro de 2023.
Proximidades da eleição é só milagre que aparece kkk querem apostar quanto que até a próxima semana a linha 18 voltará? É pra glorificar de pé!
É pra glorificar de pé KKKKKKKKK
Que desespero desse gobernador maldito xenofobico… aí faz o projeto as pressas, de qualquer jeito, por motivos egoistas (continuar no poder) e lá na frente a populaçao paga por um projeto mal feito….
Ainda bem que a massa nem sabe direito o nome desse escrutinio no poder… e o psdb vai ser excluido da memoria do povo
Segundo um especialista que sempre gosta de contestar, o primeiro projeto da Linha 4- Amarela surgiu em 1943. Vários outros surgiram até a linha sair do papel.
Assim sendo como estamos em 2022 já se passaram 79 anos e a linha ainda não se encontra concluída, e a promessa para início de conclusão é para setembro!?
Sem planejamento, nada sai do papel (conclusão óbvia), exceto medidas eleitoreiras como a Linha Intergradora-710, que segundo ele foi criada para enganar os passageiros do ABC, e a Linha 10 possui um número muito inferior a Linha 7, o que é uma inverdade com tendência dela superar após as extensões da Linha 2-Verde e 14-Onix.
Conclusão;
1ª “Para viabilizar a extensão dos dois ramais metroviários (linhas 4 e 5), o atual governo aprovou mudanças na lei que permitiram que os atuais concessionários possam bancar obras mediante compensação a ser acertada com a gestão pública”
2ª “Ministério Público vai pedir indenização “multimilionária” contra Via Mobilidade, pensa em rescisão e investiga “desvio” de funcionários da CPTM para a concessionária”.
Analice Fernandes é uma que adora falar do metrô, projeto esse que nunca sairá do papel, o povo de Taboão tem é que acordar com esses políticos vendidos… Que só fala e não faz é nada!
Boa noite
datena a população de ITAPECERICA DA SERRA antes chegava em Pinheiros pagando 5.80.
Agora fizeram METRO até metro Vila Sônia paga os mesmos R$ 5.80 q ia até Pinheiros.
Agora se o povo quiser ir até Pinheiros tem q pagar Mais R$ 4.40 da passagem do metro da vila Sônia até Pinheiros… TRAGA METRO OU CPTM A ITAPECERICA DA SERRA VINDO PELA BR116 CIDADE REGIAO ESQUECIDA PARA TRANSPORTE SOBRE TRILHOS SADIA QUALIDADE DE VIDA
Datena tá nem ai pra você.
Datena? Kkkkkkkkkkkkkk
em primeiro lugar, é mais um anúncio as vésperas de eleição.
em segundo lugar, é interessante ver o estado mexendo em leis para facilitar a vida de concessionárias, mas não faz leis que poderiam desburocratizar e tornar mais moderno a gestão de empresas estatais. se o projeto vai custar 2,9 bilhões para a via Quatro, imagina quanto isso vai sair pro governo? se fazendo toda a obra o governo gasta uma fortuna com essa linha, imagina a construção na mão deles?
é a raposa cuidando do galinheiro.
Desde Janeiro de 1997, eu soube dessa “história” do Metrô até Taboão da Serra – tenho uma tia que mora em Embu das Artes e ela me falou sobre isso – talvez ela soube em 1996. 26 anos depois, em 2022, ainda vai ter estudo básico ?? Anteprojeto ?? Nossa, o PSDB teve uma vida inteira para fazer essa extensão e nada ?? E às vésperas das eleições, vem “novamente” com essa ladainha ?? PÔ PSDB, ISSO JÁ CRIOU BARBA !! O PSDB “enrola” com isso, por causa do lobby com as montadoras (Volkswagen, Ford, Fiat, GM Chevrolet, Toyota, Mercedes, Scania, Volvo), senão elas perdem dinheiro !! Se fosse na China socialista ou na Rússia, estariam até reformando !!