O tempo corre contra as pretensões do governo entregar a estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, ainda em 2022. A obra, prometida há anos, ganhou um ritmo veloz nos últimos meses, mas nem o esforço da construtora responsável pelo projeto parece ser suficiente para que haja uma inauguração às pressas nas próximas semanas.
O canal iTechdrones sobrevoou o canteiro de obras na sexta-feira, 16 de setembro, e mostrou que a evolução dos trabalhos está concentrada em concluir as vias até Mendes-Vila Natal e finalizar as plataformas e mezanino. A Engibrás, contratada pela CPTM, também finalizou a obra civil bruta da caixa d’água e iniciou o acabamento externo do prédio técnico.
No entanto, o acesso à estação ainda está no “esqueleto” assim como toda a área por onde os passageiros deverão chegar à estação. Mais sintomático da pressa em entregar a obra de forma precipitada é o “abandono” da extensão operacional e do trecho onde será construído um viaduto.
A CPTM chegou a desviar a Avenida Paulo Guilguer Reimberg para liberar o terreno do viaduto, mas não há sinal de obras no local há bastante tempo. Sem a extensão não há como realizar uma operação eficiente, necessária em horários de pico, com trens manobrando após as plataformas. Ou seja, como o próprio governo afirmou anteriomente, a “operação assistida” será longa, por nada menos que 12 meses.
Em constraste com isso, o trecho de vias ao norte possuía várias atividades e até obras aparentemente entregues como uma passagem de nível. Boa parte dos trilhos e postes para a alimentação aérea estava instalado enquanto em alguns locais estavam empilhados dormentes de concreto, à espera de serem posicionados.
O panorama, portanto, indicaria que a estação Varginha ficará pronta de fato em 2023, após todo o trabalho de acabamento, instalação e testes de sistemas, mas ao menos no caledário eleitoral a extensão da Linha 9 poderá ser “entregue” em breve. Um slide de uma apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na Semana de Tecnologia Metroferroviária ia além, prevendo a inauguração ainda em setembro.
Dois anos do canal iTechdrones
Nesta semana, completam-se dois anos de existência do canal iTechdrones, que tem sido um parceiro inestimável do site MetrôCPTM. O primeiro vídeo publicado pelo canal foi justamente o que mostrou as obras da estação Varginha em 18 de setembro de 2020, na época praticamente paradas.
Não temos dúvida que foi a exposição da situação no canteiro da obra que ajudou a colocar o projeto nos eixos, um sinal da importância desse tipo de trabalho. Desde então, o canal acumulou quase 13 milhões de visualizações e a marca de mais de 57 mil inscritos.
A “cobertura aérea” do iTechdrones tem sido fundamental para mostrar a evolução de inúmeras obras de mobilidade. Sem essa ajuda, seria mais difícil acompanhar a realidade dos projetos públicos e assim cobrar do governo do estado uma atuação mais transparente. Deixamos então nosso parabéns ao iTechdrones e esperamos poder continuar com essa parceria pelos próximos anos.
Ricardo Meier
Excelente trabalho deste site e do canal iTechdrones.
Imagino que o trabalho é muito trabalho para nos manter informados.
Está obra nao vai ser inaugurada tao cedo pelo caminhar da obras esta muito de vagar ja tem onze anos de atrasso ainda vai demorar uns dois anos pra ficar pronta quem sofre e a população do extremo sul que tanto sofre com os transporte público
Desespero do Garcia e do PSDB pra entregar alguma coisa ainda este ano. Nem pro segundo turno ele vai, kkkk
Calma, não comemoraria de maneira antecipada.
Ainda vai ao 2º turno o Rodrigo Garcia (PSDB) e ganhará do PT em São Paulo.