As portas de plataforma começaram a ser instaladas na estação Belém, da Linha 3-Vermelha, neste final de semana. Elas haviam sido montadas e embaladas para serem enviadas ao pátio do Metrô dias atrás, revelou o presidente da companhia, Silvani Pereira, que divulgou fotos das fachadas em sua conta numa rede social.
“Como elas são modulares, a instalação é mais rápida do que se tivesse que fazer toda a montagem na plataforma”, garantiu o executivo. Segundo apurou o site, as portas estão em no interior de São Paulo, após terem sido enviadas de navio na Coreia do Sul, onde são fabricadas.
Assim como tem ocorrido no processo feito em estações como Jabaquara e Tucuruvi, após a montagem da fachada, será feito o trabalho de integração de sistemas e equipamentos para que elas passem a funcionar em testes.
OMetrô interrompeu a operação em uma das plataformas neste final de semana para permitir ao consórcio que levasse os módulos para fixação. Não há, contudo, uma previsão clara sobre quando elas passarão a operar, embora o Metrô tenha como meta entregar as PSDs (Platform Screen Doors) em sete estações da Linha 3 neste ano.
Em resposta a um seguidor, o presidente do Metrô revelou que a próxima estação da Linha Vermelha a receber as portas de plataforma será Corinthians-Itaquera, nesse caso, parte do contrato com outra fornecedora, a Alstom.