Considerada uma das espinhas dorsais do transporte sobre trilhos em São Paulo, a Linha 4-Amarela não funcionará durante o próximo domingo (6). E não estamos falando de um período apenas ou de uma ou duas estações. O Metrô, que é responsável pelas obras tocadas pelo consórcio TC Linha 4 Amarela, decidiu que será necessário fechar toda a linha durante o dia inteiro.
Com isso, os passageiros que utilizam o ramal poderão fazer uso do serviço PAESE entre as estações Butantã e Clínicas da Linha 2-Verde. Os passageiros que precisarem embarcar na Linha 9-Esmeralda, da CPTM, ou Linha 2-Verde precisarão retirar senhas tanto na estação Clínicas quanto na Pinheiros (dependendo do sentido). Os demais usuários que pretendiam viajar dentro da Linha 4 não precisarão de senhas.
A concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha Amarela, fará uma divulgação antecipada sobre a operação neste sábado, reforçando a informação com cartazes, mensagens sonoras e veiculação pelos monitores de TV das estações, plataformas e trens.
Obras em Higienópolis-Mackenzie
O fechamento total da linha, que funciona das 4h40 à meia-noite, é necessária para obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, a próxima a ser aberta até o final deste ano. Não ficou claro, no entanto, qual a razão de todo o ramal ficar inoperante apenas para trabalhos num pequeno trecho.
Ricardo, me parece que um fechamento da linha toda é uma intenção de ViaQuatro fazer:
1. um teste de sistema CBTC com operação plena de pico; ou
2. um teste de operação de pico com todas as estações em Luz-SP Morumbi.
A informação oficial é de uma paralisação pedida por quem? Consórcio, CMSP ou ViaQuatro? O que você acha?