A CPTM divulgou nesta segunda-feira (03) a formalização de contratos para a compra de dois veículos especiais de manutenção. Somando aproximadamente R$ 22,1 milhões, os novos equipamentos irão auxiliar nos serviços de via permanente e rede aérea.
O Veículo de Inspeção de Trilhos por Ultrassom (VIU) é uma máquina que será capaz de realizar a detecção, medição e gravação das falhas encontradas nos trilhos da CPTM. O equipamento de ultrassom é capaz de encontrar fissuras que podem evoluir para possíveis rompimentos.
O novo veículo deverá ser propelido a diesel. Deverá ter comprimento máximo de 8 metros com largura de até 3 metros. Deverá operar com peso máximo por eixo de 19 toneladas e terá capacidade para levar até 7 funcionários.
A velocidade de inspeção ultrassônica será dividida em velocidades distintas, sendo elas 5 km/h, 10 km/h, 15 km/h, 20 km/h e 30 km/h sendo ideal chegar até 40 km/h. O número mínimo de transdutores ultrassônicos será de 24, sendo distribuídos em rodas especiais de poliuretano.
Manutenção na rede aérea
O segundo equipamento é o Vagão Oficina para Manutenção de Rede Aérea (VOR). Este veículo é basicamente um vagão fechado com janelas e portas laterais onde deverão ser instalados equipamentos e máquinas necessários para a execução de reparos e manutenção em campo na rede aérea.
O VOR deverá contar ainda uma plataforma elevatória hidráulica para permitir serviços em altura, bem como pantógrafo de aterramento, um equipamento de segurança utilizado nos serviços de rede aérea.
A construção do VIU é de responsabilidade da Mistras South America Ltda. que deverá executar os serviços dentro de 18 meses sob valor de R$ 14,3 milhões. Já o VOR será fabricado pela Super Metal Ltda. que também vai dispor de 18 meses para entregar o vagão. Foram investidos R$ 7,8 milhões na aquisição do VOR.
O contrato para a fabricação do VIU foi assinado no dia 23/09/2022 e o do VOR em 28/09/2022. A ordem de serviço deverá ser emitida pela CPTM dentro de 30 dias corridos da assinatura.
Acho legal todo esse investimento, estão deixando estações e equipamentos novinhos pra conceder à iniciativa privada. É o dinheiro público sendo repassado para o privado.
E a ViaMobilidade linhas 08 e 09 nada de adquirir veículos como esses, depois fica pedindo emprestado para a CPTM.
Esse tipo de veículos não são produtos de prateleiras, tem que definir as especificações, para depois entrar em produção que pode levar meses, talvez a ViaMobilidade já tenha adquirido, mas está esperando a entrega.
Umas semanas atrás, acompanhei a especificação para compra de uma tuneladora e o prazo mínimo de entrega no mundo inteiro é de um ano e meio.