Movimento de passageiros da CPTM já ensaia volta aos níveis pré-pandemia

Cinco ramais da companhia realizaram mais de 34 milhões de viagens em agosto, patamar que não era ultrapassado desde dezembro de 2019
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A CPTM é a primeira operadora de linhas de trens em São Paulo a registrar um movimento de passageiros nos níveis pré-pandemia. Isso ocorreu em agosto, quando foram realizadas 34,3 milhões de viagens em seus cinco ramais (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade). No mês passado, no entanto, a demanda voltou a cair ligeiramente, o que é normal por conta do menor número de dias.

As linhas da CPTM não recebiam um volume de usuários nesse patamar desde dezembro de 2019, quando passaram pelo sistema 36,3 milhões de passageiros. Em janeiro e fevereiro de 2020, meses que antecederam o início da pandemia, a companhia havia realizado 33,8 milhões e 33,2 milhões de embarques.

Para o mês de agosto, no entanto, os números de 2022 ainda estão aquém de 2019, último registro comparável não influenciado pela crise sanitária provocada pela Covid-19. Em relação a agosto daquele ano, o movimento está 6,7% menor.

Movimento de passageiros das linhas da CPTM entre 2019 e 2022 por meses (clique para ampliar)

Ainda assim, trata-se de um volume muito alto se comparado a outras operadoras. O Metrô, por exemplo, registrou uma demanda 24% menor em agosto deste ano se comparado ao mesmo período de 2019, apesar de ter sido o maior nível de embarques desde fevereiro de 2020.

As operadoras privadas, por sua vez, encontram-se mais próximas de retomar os níveis pré-pandemia, com exceção da ViaQuatro, que estava 23% abaixo desse patamar. A ViaMobilidade, que opera a Linha 5-Lilás, registrou um movimento 12% menor do que em 2019 enquanto sua “irmã” ViaMobilidade Linhas 8 e 9 recebeu 17% menos usuários em agosto deste ano, comparado ao período em que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda eram operadas pela CPTM.

Boa notícia para o caixa da empresa

O retorno ao movimento normal é uma boa notícia para a CPTM, cujas finanças ficaram bastante abaladas durante a pandemia. A companhia é tradicionalmente deficitária por conta dos custos de operação e a menor receita em seus ramais, mas esse cenário ficou ainda pior com a queda na arrecadação desde março de 2020, quando as medidas de isolamento social foram implementadas.

Comparado a fevereiro de 2020, apenas as linhas 10-Turquesa (99,5% do movimento de passageiros) e 11-Coral (97%) registraram números piores em agosto. O destaque positivo ficou com a Linha 13-Jade, com demanda 126% maior, seguida da Linha 7-Rubi (115%) e Linha 12-Safira (105%).

 

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