ViaMobilidade vai modernizar trens da Frota F da Linha 5-Lilás

Melhorias incluem novo sistema de tração, pneumático e de redes. Além disso, todas as portas e seus componentes passarão por revisão geral
O Trem 505 da Frota F que da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
O Trem 505 da Frota F que da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás, deverá realizar a modernização das composições da Frota F. Os trens que operaram entre 2002 e 2017 com o sistema ATC estão sendo usados com menos frequência desde então.

O gerente de manutenção da Linhas 5-Lilás, João Mourão, afirma que os trens deverão passar por melhorias em entrevista ao ViaTrolebus.

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Atualmente, as composições estão passando pelo processo de revisão geral do sistema de portas. Isso inclui a troca de válvulas, mangueiras e demais componentes do sistema, que é considerado crucial para a operação.

Além disso, a ViaMobilidade pretende realizar a modernização do sistema de tração, pneumático e de redes do trem.

Todos eles possuem um maior nível de complexidade, pois atuam ao longo de todo o trem. O sistema de tração é composto não somente por motores, mas por equipamentos elétricos de alta tensão que regulam este sistema.

Trem da Frota F serão modernizados (Reprodução)

O sistema pneumático é fundamental para o acionamento das portas e também para o controle dos freios da composição. É considerado um sistema bastante robusto e complexo.

O sistema de redes permitirá incorporar melhorias significativas no que se refere à comunicação com o passageiro. Os trens da Frota F atualmente não contam com sistema de aviso automático, sendo que todos os avisos públicos são emitidos pelo operador.

Depois da modernização, o trem da Frota F poderá ter sua vida útil prolongada. A maior disponibilidade destas composições poderá ser um fator crucial para permitir o aumento da oferta de trens no cenário onde a Linha 5-Lilás poderá ser expandida até a estação Jardim Ângela.

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11 comments
  1. Ate hoje essa linha não tem acesso a o sinal de celular entre as linhas Largo treze até a chácara Klabin, isso e um vergonha!

      1. a maior parte dos trechos subterrâneos das outras linhas tem sim sinal de telefone, só alguns trechos pra algumas operadoras que faltam por talvez falta de manutenção

    1. Ela não tem sinal de wi-fi pq é muito funda nas estações vc tem que descer dois ou três lances de escada e as linhas 1,2,3 e 4 tem partes que não tem sinal tbm mais é muito menos comum

  2. Excelente pois na hora do rush os trens estão lotados e faltam trens, esses da Frota F herdados do Metrô já deveriam estar operando a muito tempo.

  3. Ótima reportagem, porem gostaria de fosse informado para efeito de esclarecimento de quem está bancando o custo destas melhorias, a concessionária ou o Estado?
    Como exemplo de atitudes inconvenientes, vejamos o que já aconteceu em passado recente com a Linha-5, que é uma concessão.
    1ª- A responsabilidade e os custos pela adaptação dos trens fabricados pela Alstom (Alstom-Metrópolis), mais conhecidos como Frota F para operar com o sistema CBTC-Controle de Trens Baseado em Comunicação em substituição ao ATC nos trens antigos pela atual Frota P, fabricada pela CAF deveria ser da concessionária, no entanto os custos e a administração desta modernização foi bancada pelo Metrô.
    2ª- Também as instalações das portas de todas estações desta Linha 5-Lilás ficaram a cargo do Metrô.
    3ª- Recentemente mais este upgrade na instalação do reforço em toda a extensão da Linha 5-Lilás, em que foram usados ~48 km de cabos para proporcionar uma melhoria no sistema de distribuição da alimentação elétrica.
    4ª- As estações de Vila Natal e Varginha das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade também foram bancadas pelo Estado.
    Este foi o padrão PSDB de concessão nos quase trinta anos de governo e que está tendo continuidade com Tarcísio dos Republicanos.

  4. Mais uma reportagem que fala do assunto e não da prazos. Sem prazos isso tudo é uma coisa só: mentira.

  5. Otima noticia ! passou da hora de modernizar esta frota e colocar TODOS OS trens para rodar nos horarios e dias de pico, bem como terminar a expansao da estacao Santo Amaro que daqui a pouco vai completar dois anos de atraso, precisamos de estacoes novas, ampliadas e modernizadas em toda a linha 5 lilas, principalmente no trecho mais antigo ! grato

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