Confira o avanço das obras da Linha 13 até Barra Funda em novembro

Novos aparelhos de mudança de via estão sendo implantandos enquanto a rede aérea está com primeiros cabos montados. Previsão de entrega das obras é para o 2º semestre de 2024
Obras na região da estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

A extensão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda tem mostrado avanços constantes. Com duas vias praticamente prontas, a CPTM se dedica a continuidade dos serviços que viabilizará a chegada do ramal até a zona oeste da cidade.

Novas imagens apresentadas pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, em suas redes sociais mostram o o trabalho em várias frentes.

Em termos de trilhos estão sendo montadas as estruturas para a nova via 1 entre Luz e Barra Funda, além da montagem de um novo aparelho de mudança de via na via 2.

Na rede aérea, que alimenta os trens com eletricidade, o foco está na implantação do cabo mensageiro, fio superior que não entra em contato com o pantógrafo dos trens, e os isoladores de seção.

Estão também sendo realizadas a vedação da faixa de domínio com a construção de um muro que se localiza ao lado da via 4, que foi remodelada. Obras de drenagem também estão incluídas ao longo do trecho.

No que se refere a sinalização, estão sendo construídas as estruturas da nova “house” de Barra Funda. Essa é a construção que abrigará os equipamentos do sistema de sinalização.

A chegada da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda viabiliza ainda a chegada dos trens da Linha 11-Coral ao terminal intermodal. A previsão de entrega das obras é para o 2º semestre de 2024

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. L13-JADE na BARRA FUNDA é puxadinho, se uma concessionária privada assume essas L11-CORAL/L12-SAFIRA/L13-JADE tiram rapidinho esse projeto de execução ,não faz sentido algum atrapalhar a L11-CORAL/L12-SAFIRA que tem demanda,para uma linha como a L13-JADE que não tem demanda alguma

    1. Em um dia de pane na Linha 11 ou 12 já vira um caos, imagina com o puxadinho junto. O ideal era a Linha 13 segregada da 12 pelo menos até a região da futura estação Guaiauna e só a partir dali, em determinados horários, o puxadinho funcionasse. Da forma que está sendo feita, com o objetivo de levar todas as viagens à Barra Funda vai ser péssimo.

      1. A forma que está sendo feita é melhorando a sinalização da L12, melhorando ela com blocos menores as duas linhas podem operar juntas perfeitamente nos mesmos trilhos, uma vez q nenhuma das duas exige um intervalo de menos de 5min, o metrô por exemplo opera com a mesma sinalização e com intervalos até de 1min na L1 em alguna trechos.

        A L13 só vai ir pra barra funda se o trem intercidades sair, é esse o plano, parar a L7 na barra funda e as 4 vias serem destinadas a L11 e L13 compartilhando as vias só num trecho pequeno no Brás, não é o ideal comsiderando q o 710 acabaria mas pode funcionar perfeitamente sim readequando um pouco a plataforma única da L10.

  2. O governador eleito falou que vai destruir tudo e enterrar o trecho da Mooca até a Barra Funda. Ai ai, essas promessas sem fundamento me fazem rir! #sarcasmo.
    Parabéns para a CPTM, que busca soluções tecnicas e inovadoras para esse caso. Acreito que a linha 13 na Barra Funda será um grande avanço, afinal é um dos 3 terminais rodoviários da cidade e vai aumentar muito a demanda para o aeroporto

  3. Excelente notícia. Chegando à Barra Funda, finalmente a linha 13 terá demanda e intervalos menores e passará a ser uma alternativa real para quem vai aí aeroporto de Guarulhos, desafogando o trânsito na Marginal Tietê e nas rodovias do entorno, e possivelmente mais rápida dependendo do horário. A baldeação dupla (Brás e Engenheiro Goulart) mata qualquer vantagem de tempo atualmente.

Comments are closed.

Previous Post

Mesmo com obras lentas, consórcio Monotrilho Ouro ganha novo reajuste de R$ 14 milhões

Next Post

Alstom triplica tamanho de fábrica em Taubaté para produzir 170 trens

Related Posts