O Metrô de São Paulo divulgou as plantas das áreas desapropriadas para implantação da Linha 2-Verde no município de Guarulhos, após o governo do estado publicar um decreto de utilidade pública de um total 81.674 m² em terrenos no trajeto da futura obra.
Este site localizou as áreas e produziu ilustrações que mostram com bastante proximidade os imóveis desapropriados e o possível trajeto do ramal. São cinco blocos de terrenos entre a divisa de Guarulhos e São Paulo e as proximidades do Shopping Internacional. Confira:
VSE Castelo Branco
Trata-se do provável poço de ventilação do final da via, onde haverá uma área de manobra de trens. O trecho após a estação Dutra deverá ter cerca de 650 metros, com seu final próxima à confluência das avenidas Castelo Branco e Guarulhos
Estação Dutra
Será a maior estação da segunda fase de expansão e local onde haverá a conexão com a Linha 19-Celeste. A parada contará com um terminal de ônibus e ficará em frente ao Shopping Internacional, às margens da Via Dutra.
VSE Anton Philips
O poço de ventilação terá sua localização ao sul da Via Dutra, na esquina da Rua Anton Philips com a Rua Primeiro Tenente-Aviador Aurélio Vieira Sampaio.
Estação Ponte Grande
A futura estação ocupará uma área de quase 17.000 m² que inclui três blocos e um trecho da Rua Joaquim Izidoro da Silva. Um desses blocos, ao lado da Paróquia São Geraldo, servirá de acesso secundário à estação.
VSE São Pedro
O último lote de desapropriações é o mais intrigante. Trata-se de uma série de terrenos em linha que inclui residências, um posto de combustível e uma pequena área ao lado do Rio Cabuçu, próximo à Avenida Educador Paulo Freire, que dá acesso da Marginal Tietê à Rodovia Fernão Dias.
O decreto de desapropriação motivou várias perguntas ao presidente do Metrô, Silvani Pereira, por mencionar um trecho elevado, sendo que a Linha 2 nessa região será subterrânea. Segundo apurou este site, haverá de fato um viaduto ferroviário, mas destinado ao acesso dos trens ao Pátio Paulo Freire. O formato dos terrenos desapropriados sugere a implantação de uma via de saída que poderia cruzar a Avenida Paulo Freire em direção ao pátio.
Na parte da estação Dutra, há ainda duas áreas a serem desapropriadas do outro lado da rodovia na Avenida Guarulhos, onde ficam a Petz e a C&C.
Tem certeza? Essa area é um pouco afastada do estacionamento do Internacional. Não sei se faz sentido essas desapropriações.
Tem certeza?
Segundo as imagens publicadas aparenta ser um pouco distante das lojas referidas.
É só ver o diário oficial, e não é tão longe assim, é basicamente do outro lado da Dutra, ambos os quadrantes são logo do lado da Dutra.
“XI – Planta DE-2.41.06.00/1E1-100 – Rev. 0 – Perímetro 50-51-52-53-54-50, bloco 20253, com área de 157,89m2 (cento e cinquenta e sete metros quadrados e oitenta e nove decímetros quadrados), a saber: linha 50-51 23,79m), no alinhamento da Avenida Guarulhos; linha 51-52 (6,15m) e linha 52-53 (10,56m), ambas confrontando com o imóvel nº 2598 da Avenida Guarulhos; e linha 53-54 (7,94m) e linha 54-50 (9,92m), ambas no alinhamento da Rodovia Presidente Dutra;
XII – Planta DE-2.41.06.00/1E1-100 – Rev. 0 – Perímetro 55-56-57-58-55, bloco 20254, com área de 1.655,00m2 (um mil seiscentos e cinquenta e cinco metros quadrados), a saber: linha 55-56 (37,79m), no alinhamento da Avenida Guarulhos; linha 56-57 (42,36m), no alinhamento da Rodovia Presidente Dutra; linha 57-58 (71,30m), confrontando com o remanescente do imóvel nº 07 da Rua Soldado Antonio Martins Oliveira; e linha 58-55 (30,73m), no alinhamento da Rua Soldado Antonio Martins Oliveira;”
Uma questão que não está clara com relação ao planejamento destas desapropriações, é aonde ficarão os terminais de ônibus que se integrarão provenientes de Guarulhos, e dos demais municípios periféricos do Alto Tietê, desta forma é focar na expansão e na sua a extensão desta linha 13-Jade no sentido Guarulhos ainda nesta década deveria ser prioritário com quatro estações indicadas, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e terminal rodoviário em Bonsucesso que iria atrair usuários de outros municípios limítrofes como Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba entre outros periféricos e levarão o ramal para uma região totalmente carente de transporte sobre trilhos no entorno do aeroporto, onde iria aguardar a chegada da Linha 2-Verde ainda nesta década (2029) em que seria construído um pátio e um terminal de manutenção de trens, afinal este é o município do Brasil com 1,4 milhões de habitantes e não tem Trem Metropolitano e nem Metrô, e esta linha 13-Jade está com uma demanda ociosa de 12 mil contra uma capacidade de mais de 140 mil, ou seja menor que 8% ao invés de se lançar novas linhas como esta Linha 19-Celeste que só seriam viáveis e exequíveis na prática após o final da década de trinta!