Linha 1-Azul volta a transportar mais passageiros que a Linha 3-Vermelha

Ramal mais antigo do Metrô recebeu 160 mil pessoas a mais que a linha que atende a Zona Leste, algo que havia ocorrido a última vez em fevereiro de 2020
Trem da Linha 1-Azul (Jean Carlos)

Por muitos anos, a Linha 3-Vermelha foi o ramal metroferroviário mais movimentado do país e não por acaso já que seu perfil pendular e a carência de opções de transporte e de empregos na Zona Leste a tornavam especialmente atraente.

Esse cenário, no entanto, mudou tempos atrás. A Linha 1-Azul, primeira de São Paulo, passou a superar sua “irmã mais nova” com regularidade. O ramal, inaugurado como Linha Norte-Sul em 1974, possui um perfil mais equilibrado, com muitos usuários distribuídos por suas 23 estações.

Até antes da pandemia, a Linha 1 frequentemente superava a Linha 3 em demanda, mas bastou a crise sanitária para que a situação se invertesse. Enquanto a Linha Vermelha se mantinha menos afetada, a Linha Azul foi atingida em cheio pelo isolamento social, por conta do público de estudantes e profissionais que acabaram aderindo ao trabalho remoto.

Movimento de passageiros nas linhas do Metrô (clique para ampliar)

Pois esse quadro finalmente se inverteu em outubro, segundo dados divulgados pelo Metrô de São Paulo. Por uma margem pequena, de apenas 161 mil viagens, a Linha 1-Azul voltou a ser a mais movimentada da rede. Foram quase 27 milhões de embarques no mês passado, segunda melhor marca desde fevereiro de 2020, não por acaso a última vez que a linha fechou em 1º lugar nesse ranking.

Naquele longínquo mês, o Brasil ainda começava a ter os primeiros casos de Covid-19 e ainda não se imaginava quão grande seria o impacto na vida das pessoas. A Linha 1-Azul quase realizou 32,5 milhões de embarques em fevereiro de 2020, cerca de 500 mil a mais que a Linha 3.

O movimento nas quatro linhas operadas pelo Metrô em outubro ainda é equivalente a 85% da demanda pré-pandemia, o que significa na prática a perda de 13 milhões de passageiros durante todo o mês.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
    1. Oi Roberto, tudo bem? Até ontem na hora que escrevi o texto, as demais operadoras não haviam divulgado os dados de outubro. Obrigado

  1. seria interessante fazer os levantamento de todas 13 linhas metroferroviarias, para sabermos o balanço de demanda tanto na CMSP,CCR ,CPTM

Comments are closed.

Previous Post

Com 1.300 funcionários a menos, CPTM cancela licitação de banca para realização de concurso público

Next Post

Veja como estão as obras da estação Água Branca, da Linha 6, próxima a receber o “tatuzão”

Related Posts