No começo de novembro a CPTM realizou a entrega da reforma da estação Prefeito Saladino, na Linha 10-Turquesa. As melhorias contemplaram uma revitalização da parada em diversos aspectos e incluiu acessibilidade à estação.
O site esteve em Prefeito Saladino recentemente para conferir as melhorias realizadas na estação que passou a atender os passageiros em ambas as plataformas. Algumas imagens mostram como era a estação antes e como está agora.
O ponto de partida é a plataforma 2 sentido Rio Grande da Serra. É possivel observar melhorias na comunicação visual, que foi renovada para o novo padrão. Os bancos se mesclam entre novos, de plástico, e antigos em madeira que foram completamente restaurados.
A plataforma ainda conta com piso tátil, cobertura ao longo de toda a extensão e nova iluminação. O chão poderia ter um acabamento melhor com os pisos de granito, mas optou-se por acabamento em concreto.
A parte de drenagem foi refeita e novas câmeras de segurança estão espalhadas por toda a estação, garantindo pleno monitoramento das atividades. Os torniquetes da saída também foram reformados recebendo nova pintura.
Na extremidade sul das plataformas se encontra a passarela que permite a transferência entre plataformas. Ela foi completamente reformada e agora passa a contar com novos elevadores que garantem a acessibilidade na estação.
A passarela ganhou outros elementos como rotas táteis. O acabamento nesta região ficou adequado, garantindo segurança aos passageiros.
Possível espaços comerciais
Alguns espaços acabaram sendo liberados com a reforma e podem ser posteriormente aproveitados para a obtenção de receitas extra-tarifárias, proporcionado maior renda à companhia e mais serviços aos passageiros.
As linhas de bloqueios também foram modernizadas e agora contam com novos equipamentos, além de elementos de comunicação visual e de acessibilidade como o bloqueio com maior largura, permitindo a passagem de cadeiras de rodas.
Os novos sanitários também são uma grande novidade na estação. A estrutura nova permite maior conforto aos passageiros e, durante a visita, todos os itens importantes como papel higiênico, sabão e toalhas descartáveis estavam disponíveis.
O contrato da obra da estação Prefeito Saladino foi assinado juntamente com o da estação Capuava e ficou sob responsabilidade do Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A.
O valor do projeto global após reajuste é de R$ 31.749.604,35 e sua duração total de 32 meses, sendo que 20 meses são relativos às obras e 12 à operação assistida, fase da qual a estação estará sob observação.
Bela obra toda feita com dinheiro público, com quem investe de verdade em melhorias. Tudo que a CPTM evoluiu foi feito com recursos públicos.
O que não pode acontecer é entregar tudo novinho, reformado e acessível para uma empresa privada que só quer ganhar dinheiro
Não duvido que isto aconteça em breve, dilapidação do setor público continuará a todo vapor na gestão do Tarcísio, concessões a aquela máfia chamada CCR a rodo. Como aconteceu com as linhas Diamante e Esmeralda, poderiam ter explorado tal concessão de muito melhor forma, mas foi o tipico presentinho pai pra filho.
Impressionante! A estação saiu dos anos 70 diretamente pros dias atuais. A reforma ficou ótima! Parabéns aos envolvidos!