O Metrô de São Paulo formalizou no final do mês de outubro o contrato para o projeto de “co-criação da visão de futuro do serviço e estratégias para a Companhia do Metropolitano”.
A ideia do Metrô é viabilizar o novo modelo de gestão e operação que possa ser mais flexível trazendo maior qualidade na experiência de serviço de funcionários e também do passageiro.
Dentre as ações a serem realizadas está o amadurecimento de conceitos como a ESTAÇÃOx e o CONCEITOx que traz ideias como:
- Eficiência e Sustentabilidade
- Projetos escaláveis
- Segurança
- Contemporaneidade
- Humanização e Diversidade
- Resiliência.
A empresa responsável pela co-criação da visão de futuro deverá atuar nas seguintes atividades:
- A. Consolidação do Escopo e Planejamento Inicial
- B. Caracterização do Serviço prestado pelo Metrô
- C. Mapeamento externo e benchmarking
- D. Pesquisa e Prospecção de Cenários Futuros
- E. Consolidação e Refinamento de Cenários
- F. Co-criação da Visão de Futuro do Serviço
- G. Estratégia de Futuros
- H. Viabilização da Estação Piloto
- I. Certificações
- J. Finalização
O Metrô ainda pretende aplicar todas as ideias trabalhadas de forma pratica na elaboração de uma estação piloto que ainda deverá ser definida. A depender do resultados da experiência o modelo pode ser expandido.
A empresa contratada para a realização das atividades foi a Inova Consultoria de Gestão e Inovação Estratégica Ltda-EPP que deverá dispor de 12 meses para executar o objeto do contrato. O valor das atividades foi fechado em R$ 485 mil.