A Linha 1-Azul do Metrô amanheceu parcialmente parada nesta sexta-feira (18) por um falha de energia. O trecho entre as estações Tucuruvi e Luz encontrava-se parado até 7 horas enquanto os trens circulavam apenas entre Jabaquara e Luz.
Apesar disso, a restrição parcial afeta toda a operação tanto na Linha 1 quanto nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Segundo apuramos, o ramal voltou a ser energizado, porém, deve levar algum tempo até a situação se normalizar.
Segundo o Metrô, 88 ônibus do sistema PAESE foram disponibilizados pela empresa para transportar os passageiros do trecho afetado.
Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o gerente de operações do Metrô, Antônio Márcio Barros Silva, informou que a falha ocorreu ao ser energizada a linha por via remota. A companhia precisou ligar o sistema elétrico presencialmente e isso levou tempo.
Nesta quinta-feira, o ramal também passou por problemas, mas por motivos diferentes. Segundo a empresa, houve duas falhas com trens, a primeira em Liberdade e a segunda em Parada Inglesa. Por volta do meio-dia ocorreu uma interferência na via de origem não explicada.
As falhas na Linha 1 ocorrem em meio à operação com o sistema CBTC durante dias úteis. Ontem um usuário do ramal compartilhou imagens em que se nota o funcionamento do novo sistema de sinalização, como o funcionamento do painel que mostra o intervalo entre os trens além da operação com trens da Frota I, que só possui o CBTC a bordo.
Embora esteja sendo usada aos finais de semana, a nova tecnologia ainda passa por ajustes no software para aprimorar seu funcionamento, sobretudo em horários de pico.
Normal. Ate que o sistema esteja maduro, vai acontecer esses imprevistos. Segue o jogo.
Sistema está em implantação ,foi um grandes testes em horário de vale e horário de pico ,obviamente vai ter falhas é normal
De acordo com o que foi apresentado e divulgado na mídia oficial, a ocorrência se deu por um falha de energia elétrica no trecho entre as estações Tucuruvi e Luz, enquanto os trens circulavam apenas entre Jabaquara e Luz.
Embora parcialmente afetassem todas as operações tanto na Linha 1 quanto nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Porém após os trechos voltarem a serem reenergizados, a operação voltou a ser normalizada.
Não ficou claro de acordo com a comunicação do Metrô que o ocorrido se deveu com a implantação do novo sistema de sinalização com a tecnologia do sistema CBTC.
Testes são imprescindíveis e necessários, e deveriam ser feitos inicialmente em períodos de baixa demanda.
CBTC estava rodando somente no fim de semana. Desde alguns meses está em teste nos dias úteis.