A participação da mulher no setor metroferroviário é ainda um grande desafio. Em um ambiente majoritariamente masculino, a ViaMobilidade e a ViaQuatro decidiram incentivar a participação feminina em seus quadros.
Para isso as empresas abriram, juntamente ao SENAI Mariano Ferraz, novas vagas para aprendiz exclusiva para mulheres. As jovens, que deverão ter entre 18 e 21 anos, deverão receber um curso em Mecatrônica e atuar diretamente na manutenção da ViaMobilidade e da ViaQuatro.
As posiçõs abertas envolvem três operadoras, sendo cinco vagas na ViaQuatro, cinco vagas na ViaMobilidade 5 e 17 e dez vagas na ViaMobilidade 8 e 9.
O objetivo é prover conhecimento teórico e prático sobre os processos de manutenção e segurança garantindo uma formação profissional completa. O período de aprendizagem será de dois anos sob o acompanhamento de gestores da operadora.
Os pré-requisitos para se inscrever na vaga são:
- Ter entre 18 e 21 anos
- Ensino médio completo
- Conhecimento básico do pacote office
- Disponibilidade de horário para jornada de 06 horas diárias na empresa e 2 dias na semana de 8h horas diárias no SENAI Leopoldina, em São Paulo.
As inscrições ficarão abertas até o dia 24/11 no portal de vagas da ViaMobilidade
De forma simultânea a concessionária também disponibiliza vagas para Agente de Atendimento e Segurança para mulheres. As profissionais atuam nas estações auxiliando na prestação do serviço e atuando na segurança e preservação dos ambientes.
Lembrando que a CCR (VIAMOBILIDADE-VIAQUATRO) é a única empresa de transporte em SP que dá preferência de vagas de trabalho para mulheres ,parabéns a eles ,Cadê a CMSP e a CPTM fazendo isso ??? ,ah lembrei a estatal é machista né
Andou fumando pedra estragada?
Falta de Rivotril, daí começa a imaginar coisa esquisita…
O Metrô é uma empresa tradicionalmente machista. A empresa levou “apenas” doze anos para permitir que mulheres pudessem participar do processo de seleção interna e treinamento para maquinistas.
Hoje, por exemplo, não existe uma única mulher na diretoria do Metrô.
Se existem concursos com cotas raciais, qual o problema de ter cota de gênero?
respondendo ao Sérgio, da matéria “ViaMobilidade se recusa a assinar termo de compromisso proposto pelo Ministério Público”, já que lá o espaço para resposta foi fechado:
os estudos para a modelagem do projeto foi feito pela CCR, custou R$ 1.280.562,50 e depois foi ressarcida. isso é fato público.
sobre a pressa em assumir a concessão, há noticias de época em vários sites sobre isso. inclusive no mês de operação semi-integral , de 27/12/21 à 26/01/22, onde a CCR assumiu o controle das linha sob supervisão da CPTM, houve diversos problemas, e tanto CCR quanto auditor independente se adiantaram em responder que tudo estava ok e dentro da normalidade.
o resto é notório, conversando com pessoas de dentro e vendo como o sistema funciona, dá para saber.
sobre levar manifestação ao MP e à outros órgãos, pode ter certeza que sabemos tudo como fazer. não se preocupe com relação a isso.