Quais projetos o Metrô pode entregar ainda em 2022

Companhia tem lista de ações importantes, algumas ainda ao alcance da conclusão na gestão Garcia. Confira nossa análise
Linha 17-Ouro na Marginal (iTechdrones)

O atual mandato estadual, que teve como governadores João Doria (sem partido) e desde abril, Rodrigo Garcia (PSDB), está prestes a se encerrar em 31 de dezembro. A gestão tucana teve muitos altos e baixos, passou por uma crise sanitária sem precedentes e agora caminha para suas últimas semanas antes de o cargo ser transmitido ao governador eleito Tarcísio Freitas (Republicanos).

Enquanto é cedo para um balanço, este site analisa aqui os projetos metroferroviários que estão em curso e que tinham alguma chance de conclusão em 2022. Neste artigo, abordamos o escopo do Metrô:

Extensões operacionais da Linha 15-Prata

A gestão tirou do papel duas extensões operacionais do ramal de monotrilho com o objetivo de otimizar a operação. Após a nova Jardim Colonial, a área de manobra servirá para acabar com a necessidade de troca de trens em São Mateus, já após Vila Prudente, a ideia é utilizar as duas plataformas para ampliar as partidas. Das duas, o track-switch sobre a Avenida Ragueb Chohfi deve ser inaugurado nos últimos dias do ano.

Trem de monotrilho em testes na nova área de manobras perto de Jardim Colonial (CMSP)

Portas de plataforma em Bresser, Pedro II, Tatuapé, Carrão, Guilhermina Esperança e Palmeiras-Barra Funda

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, tem listado essas estações como meta de montagem das fachadas. Difícil que elas entrem em operação neste ano, mas algumas podem avançar bastante até o final de dezembro. Além de Belém e Corinthians-Itaquera, as estações Bresser-Mooca, Pedro II e Palmeiras-Barra Funda têm chances de avançarem nas próximas semanas. As demais devem ficar para 2023.

Edital de novos trens da Linha 2-Verde

A encomenda de 44 novos trens é aguardada com ansiedade já que será uma das maiores licitações do gênero no Metrô. Embora muitos detalhes já estejam definidos, parece difícil que a publicação do edital ocorra ainda em 2022, embora exista chance de ocorrer.

Trem da Linha 17 (BYD)

Chegada do primeiro trem da BYD para a Linha 17-Ouro

Prevista para ocorrer no final, o embarque do primeiro trem da BYD Skyrail para a Linha 17 só deverá ocorrer em 2023. A fabricante tem cumprido o cronograma de montagem dos 14 trens, porém, as restrições sociais que vigoram na China dificultaram o envio de funcionários do Metrô ao país, o que só ocorreu recentemente.

Conclusão do lançamento das vigas-trilho Marginal da Linha 17

Enquanto espera pelos trens, a Linha 17 está na reta final de lançamento das vigas-trilho na Marginal Pinheiros. As duas últimas estruturas a serem içadas pela treliça lançadeira estão prontas praticamente para isso. Restará apenas uma viga curva ao lado da Ponte Estaiada, que ainda não tem data conhecida para ser lançada. No entanto, é perfeitamente possível concluir essa fase em 2022.

Portas de plataforma em Corinthians-Itaquera (CMSP)

Início dos testes com o CBTC na Linha 3-Vermelha

Enquanto a Linha 1-Azul opera com o sistema CBTC de forma preliminar, a Linha 3-Vermelha parece próxima de realizar os testes fora do horário de operação. Talvez isso possa ocorrer de fato antes de janeiro de 2023, mas a introdução da tecnologia ficará para o ano que vem.

Início das obras de Jacu Pêssego, Boa Esperança e Pátio Ragueb Chohfi

O Consórcio Boa Esperança já se debruça no projeto executivo das duas estações e do pátio enquanto terrenos são liberados e a Avenida Ragueb Chohfi passa pelas primeiras intervenções. É bastante provável que a empresa receba a ordem de serviço para iniciar as obras civis nas próximas semanas.

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7 comments
  1. Essa administração Dória/Garcia foi excepcional sobre a malha ferroviária conseguiu destravar projetos importantes e retomou todas as obras pendentes.
    A única parte ruim foi sobre a Linha 18 Bronze no seu cancelamento.
    Vamos torcer ao Tarcísio de Freitas (REP) dar continuidade ao trabalho proposto e avançar de maneira sustentável deixando a IURD de lado e tbm o Bolsonarismo que é altamente nocivo a inteligência, bom-senso e senso de ridículo de qualquer pessoa.

    1. A gestão Dória/Garcia não foi excepcional não, foi bem a cara do PSDB mesmo, um monte de linha/estação não entregue e promessas não cumpridas.
      Tarcísio será um PSDB piorado, só não vai ser pior porque o chefe dele não foi reeleito.

    2. Concordo, nesses últimos 04 anos São Paulo avançou muito com as obras do metrô, é só perceber a linha 6, linha 2, linha 15, fora a CTPM.

      Ainda bem que esse estado não caiu nas mãos do PT, senão a gente estaria ferrado.

  2. Concordo com o colega, essa gestão destravou alguns projetos e fez uma boa gestão no transporte, o unico porém foi a linha 18. Espero uma boa gestão no transporte de SP.

    1. As entregas da gestão Dória/Garcia foram:
      Linha 9 – Estação Mendes/Vila Natal, faltando ainda a estação Varginha;
      Linha 4 – Após 17 anos de obra finalmente inauguraram a estação Vila Sônia em 2021;
      Linha 15 – entregaram do Jardim Planalto ao Jardim Colonial, sendo esta última ainda em operação diferenciada. Até Hospital Cidade Tiradentes e Ipiranga nada ainda.
      As demais linhas ou não fizeram nada, ou não tem projeto, ou estão em obras, ou estão atrasadas ou abortaram. Ou seja, nada muito diferente das outras gestões do PSDB, entregas no mesmo (baixo) nível.

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