Linha 12-Safira voltará a operar normalmente no sentido Brás-Calmon Viana nesta segunda

CPTM informou que trens voltarão a fazer a viagem a partir das 14h. Sentido bairro-centro, no entanto, seguirá sendo atendido por ônibus do PAESE
Bobinas de aço foram o principal problema para retirar o trem de carga das vias (Jean Carlos)

A CPTM anunciou há pouco que voltará a operar a Linha 12-Safira no sentido Brás-Calmon Viana com circulação normal a partir das 14h desta segunda-feira, 5. Já o sentido inverso seguirá feito em dois loops, com os passageiros tendo de embarcar em ônibus do sistema PAESE para ir de Engenheiro Goulart a Tatuapé e de lá chegarem à região central pela Linha 11-Coral, já que o trecho Tatuapé-Brás não funcionará.

Assim como na Linha 11, que voltou a operar em todo o trecho nesta manhã, também a passagem pela região onde houve o descarrilamento será em velocidade reduzida, por conta da presença de trabalhadores que recuperam as vias.

“As equipes de manutenção estão atuando no local, buscando a solução mais rápida para o problema, pois a CPTM entende que a liberação das vias é a única forma de permitir o transporte adequado aos passageiros. Lembramos que os estragos causados foram enormes, e que o tempo tanto para retirada da carga e dos vagões, quanto para recomposição das vias afetadas está sendo o mais rápido possível”, explicou a CPTM em nota.

Destroços do trem de carga que descarrilou no sábado

No começo da madrugada do sábado, 3 de dezembro, um comboio de carga da MRS Logística descarrilou no trecho a Linha 12 se encontra com a Linha 11, atingindo os trilhos de ambos os ramais. A composição era composta de cinco locomotivas, com 16 vagões de carga, sendo dez de areia e seis de bobina de aço (com 14 bobinas pesando 30 toneladas cada).

Vale lembrar que o Expresso Aeroporto, que vai de Luz a Aeroporto Guarulhos, está suspenso até que toda a infraestrutura seja recuperada. A Linha 13-Jade funciona normalmente entre Guarulhos e Engenheiro Goulart, mas de lá o passageiro precisa tomar os ônibus do PAESE ou então seguir até Calmon Viana para realizar a transfererência para a Linha 11-Coral.

 

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6 comments
  1. Primeiramente gostaria de parabenizar esta valorosa equipe de manutenção que estão atuando no local de forma a buscar a solução mais rápida e eficiente para a volta da normalidade.
    Sempre devemos aprender com as lições que os acontecimentos do cotidiano nos dá, este acidente é a comprovação o quanto levar a Linha-13 na Barra Funda será algo muito mal planejado. Conforme previsto quaisquer interferências na Linha 11 ou 12 vai afetar e bloquear a 13, e aí um problema que seria grande será múltiplas vezes maior ao afetar quem dependerá da linha Jade. Péssimos planejamento e gestão.
    É incorreta a afirmação que “Hoje em dia os trens de carga não impactam de forma alguma a operação da CPTM, visto que eles adentram a cidade após o período de operação da empresa neste trecho” talvez se esteja se referindo as Linhas 8 e 9, visto que também a Linha Integradora 710 também possuem cargueiros trafegando durante o dia e noite, esquecendo-se que linhas e equipamentos necessitam de constantes manutenções tanto preventivas como corretivas, a “CPTM investirá R$ 8,3 milhões em solução para melhorar o atendimento ao passageiro”, porém nunca é feita a pesquisa de satisfação e se as alterações e quantidades dos usuários beneficiados numa imposição de soluções de cima para baixo.

  2. O Ferroanel trecho norte faz falta, deveria ter constado na renovação do contrato da MRS uma ligação entre Jundiaí ou Perus até Manoel Feio, pois se já tivesse sido construído na década retrasada quando supostamente a economia bombava e não o fizeram por pura burocracia idiota e economia porca com muita má vontade, nada disso teria acontecido! Os governos e a MRS precisam rever isso, senão pode acontecer outras vezes e aí é só prejuízo!

  3. Parabéns para a CPTM por atrasar o conserto da Linha 12 em um dia por falta de recursos?

    O certo seria retomar a operação das duas linhas na segunda feira mas como a CPTM trata a Linha 12 como algo secundário (até sua frota é a antiga frota de outras linhas), penalizou os passageiros desta em nome do conforto dos passageiros da Linha 11.

    Com ou sem trem de carga, nada muda na manutenção precária da CPTM. Em 20 anos e com R$ 16 bilhões investidos, a CPTM não priorizou investimentos em manutenção, o resultado está aí.

  4. rapaz, sua raiva com a CPTM e com o estado deve ter alguma explicação na psicanalise.

    detalhe que vc é forte defensor do PSDB, que é justamente o responsável por tudo isso que vc reclama.

    mas o engraçado é que:

    o acidente foi provocado por uma empresa privada de transporte de carga, que continua trafegando dentro da malha da CPTM depois de 30 anos de concessão da malha da RFFSA.
    quem deveria retirar o trem avariado e reparar o trecho avariado é a MRS, e não a CPTM. já começa por aí.
    apesar de vc afirmar que em nada mudaria a retirada dos trens de carga da malha da CPTM, qualquer pessoa minimamente entendida sabe que os trens de carga interferem na operação da CPTM, o próprio transporte de cargas fica prejudicado pela restrição do compartilhamento com trens metropolitanos, as estações não podem diminuir o vão devido ao gabarito dos trens de carga, a sinalização precisa de blocos maiores e além disso, se for instalado o CBTC ou ATO, precisa ser adaptado também aos trens de carga.
    a via permanente degrada em muito com passagem dos trens cargueiros, mais pesados e com menor cuidado de manutenção dos rodeiros. se você é tão sabido como diz ser, deveria saber disso.
    o trecho entre ribeirão pires em diante já é de operação da MRS, mesmo tendo operação comercial da CPTM. há um trecho em que os trens só podem circular em baixa velocidade justamente pelo entroncamento outra linha de carga da MRS.

    sobre o investimento de acordo com seus números:
    16 bi em 20 anos é o equivalente a 800 milhões por ano. se dividir por linha, é o equivalente a 133 milhões por linha. nem estou contando a linha 13.
    esse investimento contempla a construção do CCO moderno e unificado no Brás, compra de mais de 100 trens de 8 carros cada, reforma de toda a rede aérea da linha 7, dentre outras.
    está aquém do que deveria? concordo. mas esculhambar como vc sempre vem, é mostra q vc apenas joga números e quer desmerecer a empresa.

    as concessões q vc tanto defende, o investimento da CCR nas linhas 8 e 9 será de 3 bilhões. 100 milhões por ano em média. 50 milhões por linha.
    para a compra de 36 trens novos (não há urgência), construção de um novo CCO (totalmente desnecessário), construção de um novo almoxarifado, prédio administrativo e outras instalações que deverão ser construídas justamente em nome da concessão.
    vai sobrar o q para fazer as tão faladas melhorias nas linhas 8 e 9? já temos quase 1 ano de concessão, o q fez de novo a CCR em termos de melhoria? nem o trem prometido para janeiro chegou.

    explica aí. senão vai parecer apenas alguém que destila seu ódio e joga números para pegar desprevenidos.

    1. Pobre rapaz, enfia politicagem em todo comentário para desviar o assunto.

      Se em 20 anos a CPTM não conseguiu manter um padrão mínimo de manutenção, como a culpa do acidente é simplesmente da MRS? Nem mesmo o contrato de troca da rede de postes (obra das mais simples) a CPTM conseguiu realizar. Por isso temos postes velhos com mais de 70 anos nas linhas 7, 10 e 11, mesmo com postes novos tendo sido adquiridos e tendo sua instalação paga pela CPTM com recursos públicos.

      A CPTM recebeu recursos, desperdiçou em projetos mal elaborados (pelos seus técnicos concursados) ou interrompidos por incompetência e agora quer mais recursos para recuperar o que perdeu com esses projetos.

      A sociedade está cansada de bancar uma estatal ineficiente e incapaz de tocar projetos (desde os mais simples aos mais complexos). O ideal seria a extinção da CPTM e a absorção de suas linhas pela Cia. do Metropolitano ou a concessão parcial da operação.

      1. desviar o assunto? acho que você não leu meu comentário. te recomendo a ler novamente.

        enfiar politicagem no meio? óbvio! a STM é hoje muito mais de influencia politica do que técnica.

        tudo isso que você reclama da CPTM, você acha que realmente é culpa dos funcionários concursados, como você diz, ou da politicagem? quem que terceiriza vários serviços por um preço exorbitante para empresas “aliadas”, se é que me entende? quem que faz entregar uma linha sem que a subestação e sinalização esteja pronta, só para que o governador possa inaugurar antes de deixar o cargo (no caso, os últimos 2 governadores)???

        uma hora você diz que falta recurso financeiro e funcionários em comparação ao metrô, depois diz que ela gasta mais do que deveria. como você explica isso?

        os diretores da CPTM são em grande maioria oriundos do metrô, da qual você diz que a CPTM deveria ser incorporada. os diretores da CCR são em sua imensa maioria oriundos do metrô, CPTM e companhias antigas, como o próprio CEO da via mobilidade que é ex diretor da CPTM e começou na FEPASA. isso vale para a CCR Bahia e CCR barcas do RJ. se continuar o processo de concessão, os que hoje são diretores da CPTM e metrô vão tudo para lá. se você é tão entendido do funcionamento da CPTM como diz ser, sabe do que estou falando. me explica isso, me explica como as linhas melhorariam sua gestão como os mesmos atores de hoje.

        realmente há uma má administração do recurso financeiro na STM. e há problemas de gestão. nisso concordo com voce. mas discordamos das causas disso. o problema das empresas sob gestao da STM (e isso inclui a CCR, pois vem da mesma fonte de recurso e administraçao) é que há muito mais decisao politica do tecnica. vc acha que o governo atual e o proximo governo pensam em investir em capital humano para metrô e CPTM? pensam em formas de economizar recursos e modernizar as empresas? o metrô que foi referencia e modelo de gestão hoje está sucateado. você usa o transporte público? já foi na estação da luz? sabe qual pedaço é o mais largado, com vendedores estendendo tapete no chão, pedintes e tudo mais? responde pra mim. a CCR segue o mesmo modelo, o que foi feito até agora nas linhas 8 e 9? qual o grande investimento nesse 1 ano? comprar trem novo? isso a CPTM cansou de fazer. mais de 57 maquinistas já foram demitidos ou pediram demissão. vc acha isso normal? acha q as manutenções dos trens q serão devolvidos para CPTM estão sendo bem feitas. quem fiscaliza isso? 3 engenheiros que estão na CMCP numa sala no centro de SP?

        explica í, Ivo. não desvia do assunto dizendo que eu falo de politica.

        responde pra mim as contas dos 16 bilhões em 20 anos que eu fiz no outro comentário.

        no aguardo. não foge não.

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