O tradicional Trem de Natal começou a circular novamente pelas ferrovias paulistas. A iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística conta com o apoio de empresas como MRS e CPTM.
O principal objetivo é trazer por meio dos trilhos a magia do natal, promovendo um clima especial de confraternização pelas cidades por onde passa.
O comboio iniciou sua viagem na segunda-feira (05) partindo de Santa Fé do Sul, próximo a divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, e ao longo dos dias percorrerá o trajeto até a capital paulista.
Serão 14 dias de viagens até a chegada em São Paulo que está prevista para ocorrer no dia 18 de dezembro. Nesta data o trem deverá entrar na malha da CPTM passando pela Linha 7-Rubi, no trecho entre Jundiaí e Luz, e depois seguir viagem pelas linhas 11-Coral e 12-Safira até Mogi das Cruzes.
A programação completa do Trem de Natal pode está disponível na imagem abaixo.
Cabe sempre reforçar as orientações quanto à segurança para que todos possam aproveitar a passagem do trem. É importante tomar uma distância segura do trem, de pelo menos 3 metros dos trilhos, uma vez que a locomotiva é mais larga. O cuidado com as crianças também é fundamental.
A composição do trem de natal é formada por uma locomotiva da ABPF modelo C30-7, a litorina da CPTM e dois carros de passageiros, sendo um deles o SI-3259 entregue recentemente pela CPTM que compõem o Expresso Turístico e o carro inox PI-3102 (Salão Bar) do Trem de Guararema. Cabe citar que não há venda de passagens para o trem, uma vez que apenas uma equipe técnica estará a bordo da composição.