O Metrô de São Paulo postergou por alguns dias a data de entrega das propostas para construção da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata. A sessão pública deveria ocorrer nesta sexta-feira, 9, mas a companhia adiou a data para a próxima segunda, 12 de dezembro.
Além disso, a estatal mudou o endereço onde será realizada a sessão pública, agora no chamado Edifício Cidade II, na Rua Boa Vista, 175, no centro. O endereço fica ao lado do anterior, no Edifício Cidade I, parte do complexo administrativo do governo do estado. Outras concorrências lançadas recentemente também foram realocadas neste local por razões não esclarecidas.
A empresa ou consórcio que vencer a licitação terá a meta de implementar ciclovias, alimentação de energia elétrica e outros sistemas auxiliares no trecho, que conta ainda com uma extensão de 273 metros após Ipiranga – e que servirá para a área de manobra dos trens do ramal.
A futura estação Ipiranga terá um projeto mais moderno que as demais paradas da Linha 15. Ela contará com plataformas laterais e uma cobertura equipada com paineis solares para suprir parte da demanda por energia elétrica. A implantação de Ipiranga também deverá contar com melhorias na estação da Linha 10 a serem bancadas pela CPTM.
A obra de extensão envolverá a remoção de famílias da Favela de Vila Prudente, cuja borda fica no caminho das vias até Ipiranga. Até o momento, no entanto, o Metrô não divlugou qual será o impacto das intervenções na área.
O novo trecho promete aliviar o fluxo de passageiros que segue até a Linha 2-Verde em Vila Prudente já que para alguns percursos será mais atraente seguir viagem até Ipiranga para acessar a Linha 10, da CPTM. No futuro, o Metrô planeja levar a Linha 5-Lilás até o mesmo local, criando uma conexão ainda mais rápida com a Zona Sul de São Paulo.
Segundo o Metrô, a previsão é que a nova estação e trecho fiquem prontos em 2025.
Não sei pq a parte da linha 10 não ficou a cargo do metrô também, igual na Penha que todo o complexo ficou a cargo do metrô, só espero que não façam puxadinho.
O mais provável é que reformem ou reconstruam a estrutura dela (mezanino/plataforma) pra aumentar a capacidade da mesma. Algo próximo de Santo Amaro e Pinheiros.
Gambiarra, infelizmente.
No Brasil e difícil acreditar está estacao
a promessa desta estacao faz tempo pro
Mesa só promessas
Chamar de “Nova estação Ipiranga”, como de praxe a CPTM sempre é tratada como serviço de 2ª categoria considero um exagero, creio que se confundiu com a futura anexa do Metrô pois após uma análise mais apurada e detalhada pode se concluir que esta nova estação terminal de acordo com as plantas apresentadas será simples e com acessos as plataformas laterais da Estação Ipiranga da CPTM, portanto não possuirá nada de inovador e moderno, pois a maioria das estações da CPTM já estão em superfície, com abundância de iluminação natural. Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores ao que foi feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Hubber” o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM que aparece na foto anexa e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas como as do Pari, Alto da Mooca, São Carlos, Água Branca entre outras não será edificado, pois este atual projeto não possui aquelas benfeitorias e sim será uma estação simples com acesso a velha estação Ipiranga, com a população sendo ludibriada mais uma vez!