O tatuzão, tecnicamente conhecido por Shield ou TMB, é a máquina responsável pela escavação de boa parte dos túneis da Linha 6-Laranja. Dois desses equipamentos estão neste momento em ação para permitir a construção dos túneis entre São Joaquim e Brasilândia.
No final do mês passado, o site teve a oportunidade de conferir de perto uma destas máquinas. Na ocasião, o tatuzão sul estava parado na estação Santa Marina para reparos pontuais.
A principal função do tatuzão é realizar a escavação mecanizada dos túneis, ao mesmo tempo que é realizada o revestimento do mesmo com anéis de concreto. A máquina possui cerca de 109 metros de comprimento e é dividida em diversos módulos.
Uma das partes mais importantes do equipamento é a região onde se localiza a cabeça do equipamento. Nessa parte está alocada a cabeça de corte rotativa que é responsável pela retirada de material através de peças cortantes.
Nela também estão alocados os potentes pistões hidráulicos que permitem a movimentação do shield. Braços mecânicos são responsáveis por colocarem as aduelas de concreto para a formação dos anéis, de forma que o túnel fique pronto conforme os avanços do equipamento.
O shield possui uma série de detalhes interessantes como um conjunto de rodas que serve para facilitar o deslocamento dos módulos do equipamento. Esses módulos controlam o equipamento em suas diversas funções mecânicas, elétricas e pneumaticas.
A tuneladora também conta com áreas especiais como o ambulatório de forma que, em caso de acidente, o funcionário possa ser prontamente atendido. Além disso, também estão dispostos banheiros para atender a equipe presente.
Um das características mais curiosas que é a presença de uma passagem pela parte central do equipamento que permite a entrada de um pequeno veículo sob pneus que realiza o transporte de equipamento e aduelas de concreto para o tatuzão.
Questionamentos
Durante a exposição do tatuzão para a imprensa, algumas questões importantes foram levantadas. Uma delas trata sobre os danos sofridos pelo shield depois do acidente que resultou no alagamento do VSE Aquinos e Tietê.
Segundo o coordenador de obras da STM, a Acciona conseguiu realizar o reparo completo do equipamento dentro de seis meses. A maioria dos componentes que foi trocada envolveu eletrônicos, danificados pela exposição prolongada com o esgoto.
O funcionamento do equipamento e sua rotina de operação também foram esclarecidas. Rotineiramente, o tatuzão para em pontos estratégicos, como estações, para a realização de reparos de rotina.
A escavação dos túneis se dá através da roda de corte que utiliza a terra de escavação para criar uma pressão contrária à força do solo. Dessa forma o shield consegue vencer o empuxo causado pelo solo.
Em certas ocasiões, ar comprimido pode ser inserido na frente de corte para permitir o ajuste de pressão. A terra escavada é acrescida de uma espuma especial que confere ao solo características favoráveis para a sua retirada de forma homogênea.
Uma das características da espuma utilizada pelo tatuzão é o fato dela ser biodegradável, de forma que não há risco de contaminação do solo e de suas camadas.
A terra é retirada na mesma proporção em que é escavada pela face de corte. O objetivo desta ação é sempre manter a pressão interna da cabeça de corte, facilitando a perfuração.
O shield possui 25 pares de cilindros hidráulicos responsáveis pela propulsão dos equipamentos. Estes cilindros utilizam como apoio os anéis de concreto previamente instalados.
O controle do deslocamento do equipamento, bem como de manobras, é realizado de forma automática pelo equipamento. O tatuzão possui diversos tipos de aduelas, que são identificadas por nomes distintos.
Entre elas está a chamada aduela K (Key/Chave). Esta aduela é responsável direta pelo controle do deslocamento da tatuzão. O seu posicionamento ao longo dos anéis define se o shield vai para esquerda ou direita, para cima ou para baixo.
Revisão de prazos é favorável
A boa notícia para os futuros passageiros da Linha 6-Laranja é que a Acciona otimizou o cronograma de escavações para que seja possível acelerar o processo de construção dos túneis.
Isso significa que os atrasos causados pelo acidente no VSE Aquinos podem ser compensados, de forma que a progressão das obras possa correr dentro do prazo programado.
excelente obra do PSDB!
*Acciona a obra é da Acciona…
Boa tarde
Todos os dias acompanho as noticias do metro e cptm com vocês.
Tenho uma curiosidade sobre o acidente com o tatuzão. No dia do vazamento como as funcionários conseguiram sair a tempo quando a agua começou a vazar. fiquei muito preocupado,
Parabéns pelo site e informações diárias.. Sou fã do Itechdrones ( Carlão) também .
Abraços a equipe