Metrô irá expandir o Pátio Tamanduateí, da Linha 2-Verde

Edital só terá detalhes divulgados na próxima segunda-feira, 12, mas obra é necessária para comportar extensão do ramal até Penha
Trens da Linha 2 no pátio Tamanduateí, que será ampliado (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo publicou uma nova licitação no Diário Oficial nesta sexta-feira, 9, que prevê a ampliação do Pátio Tamanduateí, que fica localizado próximo à estação do mesmo nome.

Embora os detalhes do edital só serão conhecidos na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a obra é motivada pela expansão da Linha 2-Verde até a Penha. A implantação de oito estações está ocorrendo desde 2020 e tem previsão de entrega em 2026.

A extensão do ramal inclui também outras cinco estações, duas delas em Guarulhos, porém, essa etapa está congelada enquanto as desapropriações acabam de ser publicadas. A segunda fase também prevê a construção do Pátio Paulo Freire, perto da Marginal Tietê, ou seja, ele só será entregue depois que os trens da Linha 2 já estiverem circulando até a futura estação Penha.

O Metrô decidir ampliar ligeiramente o Pátio Tamanduateí, que possui dimensões mais modestas se comparado aos pátios Jabaquara (Linha 1-Azul) e Itaquera (Linha 3-Vermelha). Por conta disso, parte dos serviços de manutenção dos trens da Linha 2 acabam sendo feitos nesses dois últimos.

Pátio Tamanduateí, da Linha 2-Verde (Google)

A extensão da Linha 2 prevê estacionamentos de trem nos poços Falchi Gianini e Rapadura, mas a companhia precisa de mais espaço para comportar os 22 novos trens previstos para reforçar a operação no ramal. Por isso duas novas posições de parada de trens serão construídas em Tamanduateí.

O principal local de estacionamento será o Complexo Rapadura, localizado entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel e que inicialmente servirá para a partida e chegada do tatuzão. Quando for finalizada, no entanto, a área subterrânea terá capacidade para receber oito trens.

Outro estacionamento, Orfanato, entre o poço VSE Falchi Gianini e a estação Orfanato, será capaz de comportar seis composições. Ambos estão posicionados em pontos estratégicos do ramal para inserção de trens em caso de maior demanda.

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5 comments
    1. O recurso necessário para construir o pátio Paulo Freire e os 7 km e 5 estações entre Penha e Dutra é muito maior que a mera ampliação do Pátio Tamanduateí.

      Não adiantaria construir o pátio Paulo Freire e não ter túneis para liga-lo ao restante da linha.

  1. Este é mais um dos múltiplos exemplos práticos da importância para compartilhar e aproveitar a integração das composições quando forem necessárias a utilização racional de espaços em comum existentes na região para pátio, lavagens e oficinas para manutenção Linha 1-Azul, assim como ocorre após a Estação Tamanduateí, mas principalmente quando existir uma expansão das mesmas.
    Obra de ampliação necessária para expansão da Linha 2-Verde, mas que podera receber os trens da Linha 1-Azul, da Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha sem exclusividade, assim como acontece com as composições da CPTM.
    Embora possua dimensões mais modestas se comparado aos pátios Jabaquara (Linha 1-Azul) e Itaquera (Linha 3-Vermelha). Por conta disso, parte dos serviços de manutenção dos trens da Linha 2 acabam sendo feitos nesses dois últimos.
    Ao contrário do que acontece com as atuais Linhas 4, 5 e 6 futura 15-Prata e 17-Ouro que teram pátios individuais e exclusivos.
    Algumas pessoas possuem sérios problemas cognitivos e não conseguem entender estas múltiplas facilidades que a padronização propicia, possuindo estas flexibilidades com enormes benefícios estratégicos, operacionais e econômicos.

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