PT entra na Justiça para barrar leilão do Metrô de Belo Horizonte

Partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva diz que o concessão fere a Lei de Responsabilidade Federal
Metrô Belo Horizonte., Fonte: Wikipedia

O Partido dos Trabalhadores, do recém eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrou na Justiça Federal de Brasília pedindo a suspensão do leilão do Metrô de Belo Horizonte, Minas Gerais, hoje operado pela estatal federal CBTU.

O leilão, marcado para 22 de dezembro, prevê que a vencedora de concessão seja responsável por revitalizar a Linha 1 e ampliá-la com a construção da estação Novo Eldorado. Além disso, também terá como meta a construção da Çinha 2, que ligará o bairro Nova Suíça à região do Barreiro.

A empresa vencedora assumirá a CBTU-MG ao mesmo tempo em que obterá a concessão do governo estadual para operar o Metrô de BH pelos próximos 30 anos.

O projeto de concessão determina um investimento estatal de R$ 3,2 bilhões, R$ 2,8 bilhões pelo governo federal e R$ 440 milhões por parte do governo de Minas Gerais. A concessão terá duração de 30 anos.

A implantação do Metrô de BH após a concessão (GEMG)

O PT alega que destinar recurso federal nos últimos oito meses de mandato sem que haja dinheiro em caixa para custear o gasto descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe que o atual governo de criar despesas obrigatórias para o próximo governo.

O governo de Minas Gerais declarou, em nota, que o processo de concessão é conduzido pelo governo federal e que não foi intimado sobre nenhuma ação.

O Metrô de Belo Horizonte tem operado com extremas dificuldades nas mãos da CBTU, que realizou um grande reajuste na tarifa para cobrir os prejuízos dos sistemas que administra. A empresa estatal não tem conseguido acompanhar as necessidades de investimento no sistema da capital mineira.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. E desde quando o lixo de partido faz algo que beneficie alguém além deles mesmos. Sempre foram e sempre serão o atraso desse país.

    1. PT e a esquerda de um modo geral sempre beneficiaram mais o povo. A direita é que é o atraso deste país, só pensa em beneficiar grandes empresários com essas privatizações.

      1. Sim, Odebrecht, Camargo Corrêa, OAS, etc, são o povo brasileiro, eles não são mega empresários kkkkkkkk

    2. Privatizar e entregar tudo de mão beijada pra virar uma SUPERVIA depois?
      Não, obrigado!
      Quer a concessão? ARQUE com todos os custos de ampliação, manutenção e expansão da linha 1 e construção da linha 2, além de renovar o material rodante. NADA DE DINHEIRO PUBLICO PARA EMPRESA PRIVADA LUCRAR…

      Esse modelo foi aplicado no metrô de Salvador, na Bahia….pq tem que ser diferente no de BH? MEU DINHEIRO NÃO É CAPIM NÃO….

  2. A empresa estatal não tem dinheiro porque não mandam dinheiro pra ela. Impostos o povo paga aos bilhões!

    Primeiro eles deixam de investir na CBTU para justificar a concessão a empresas privadas ligadas a políticos.

    Essa história já estamos vendo em São Paulo. Estão acabando com a CPTM e com a Companhia do Metropolitano que é um exemplo para o mundo e de orgulho dos paulistas.

    Desde que essas concessões começaram no Brasil, acabaram com a Rede Ferroviária Federal e com a Fepasa. Empresas que ligavam o território nacional por meio de trens, e hoje só se vê abandono.

  3. PERDEU MANÉ, não vai ter dinheiro publico para favorecer empresário não…
    quer concessão? arque com tudo sozinho, como é o que foi feito no METRÔ DE SALVADOR!

  4. E queriam manter o ladrão das rachadinhas no poder, só porque ele fala Deus Abençoe em palco para meia dúzia de bozolóides fanáticos.

    Esse povo gosta de passar vergonha defendendo o sujo pra falar do mal lavado.

  5. E o Bolsonaro fez ?? não investiu nem no básico que é hospitais, escolas, UPAS, metrô, faculdades…

    só ficou gastando dinheiro com motociata….

    Não tem moral nenhuma, por isso que PERDEU.

  6. primeiro:
    para mim isso já era lei: em ano eleitoral, não se faz leilões ou grandes investimentos que vão impactar na gestão posterior. não é questão de parar a máquina pública, mas não faz sentido você tomar essas decisões, sabendo que são decisões politicas e não técnicas.

    segundo:
    aí vc vê as contradições dessas concessões.
    a CBTU-MG tem diversos problemas para operar a linha pois não tem verba suficiente. mas com a concessão, o mesmo poder público tem dinheiro para o investimento necessário e ainda tem dinheiro para manter a verba da concessionária. na boa, é uma questão de lógica, não há como defender isso.

    terceiro:
    sobre os comentários a respeito do PT e de Lula.
    não ponho minha mão no fogo por politico nenhum, seja de esquerda ou direita. mas vejo muita hipocrisia nesses comentários “anticorrupção” quando se trata do PT. a verdade é que essa indignação contra a corrupção é seletiva, a indignação não é contra a corrupção, é contra aquilo que lula e o PT representam, que são os povos mais discriminados. a indignação é contra o mais médicos, contra o bolsa família, é o pobre viajar de avião, é a empregada ir para Disney, é o filho da empregada ir no shopping e ter diploma universitário … essa é a verdade. pq não vejo ninguém indignado quando os escândalos são do Bolsonaro ou do PSDB. até porque dos escândalos do “PT”, os maiores envolvidos e acusados são do centrão, inclusive do partido do atual presidente, o PL.

  7. esquema vitorioso para a CCR, só se for.

    99,8 % de toda a quantia da câmara de compensação vai para a CCR. apenas 0,2 % fica com a CPTM e METRO. matéria aqui deste próprio site.

    o governo de SP toca tanto sozinho que as extensões das linha 2 e linha 9 ficaram travadas devido ao não repasse do governo federal – responsabilidade do atual governador, o turista de freitas, por causa da picuinha dória X Bolsonaro.

    o gestão privatista de dória e garcia vendeu quase tudo que podia, até o horto florestal, tudo com a promessa de “diminuir o tamanho do estado e focar em saúde, educação e segurança”. diminuíram mesmo, mas em retorno ao cidadão. em contrapartida aumentaram os impostos, os pedágios, cobraram imposto de servidor aposentado, acabaram com o passe livre estudante e idosos 60-64 anos, diminuíram a isenção do IPVA PCD. a educação continua de péssima qualidade, a saúde entregue as OS de mau a pior, e a segurança… nem preciso falar. a arrecadação foi recorde, onde foi parar esse dinheiro? joão dória antes de sair fez repasses volumosos para CCR e ecorodovias. rodrigo garcia tambem fez vários quando assumiu.

    essa gestão é competente aonde? estão nos roubando na cara dura e há quem os defenda.

Comments are closed.

Previous Post

Conheça os bastidores da operação do tatuzão que escava os túneis da Linha 6-Laranja

Next Post

Linha 15-Prata atinge seu maior nível de movimento em dias úteis

Related Posts

Mesmo diante de crise, setor metroferroviário recupera passageiros e mantem investimentos de expansão

Balanço realizado pela ANPTrilhos indica que houve aumento do número de passageiros transportados. Apesar da crise, ainda houveram novas estações entregues e investimentos sendo realizados na ampliação da rede.
Leia mais