Gratuidade de idosos entre 60 e 64 anos no Metrô e CPTM voltará em 1º de janeiro

Governo e Prefeitura de São Paulo anunciaram volta do benefício no transporte público após dois anos de cancelamento, mas na capital medida já está valendo
Governador Rodrigo Garcia anunciou volta do benefício mas que só irá entrar em vigor em 1º de janeiro (GESP)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, decretou nesta quinta-feira, 15, a volta da gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos nos ônibus municipais da cidade – a medida tem efeito imediato.

Inicialmente para obter o benefício, o idoso precisará apresentar a identidade ao cobrador ou motorista na hora do embarque.

O documento deve ser aceito nos ônibus até que a bilhetagem eletrônica esteja preparada para receber os novos usuários. Este público alvo já pode ir em postos das SPTrans para solicitar o Bilhete Especial de Pessoa Idosa.

Gratuidade nos trens e ônibus da EMTU, apenas em 2023

Seguindo o mesmo caminho, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, também anunciou a volta da gratuidade para os idosos de 60 a 64 anos nos trens das linhas do Metrô, CPTM e demais concessionárias, além de ônibus da EMTU. Mas, diferentemente da Prefeitura, a medida estadual começa a valer no dia 1º de janeiro de 2023.

“É uma lei aprovada pela Assembleia que será sancionada por mim, que a partir de 1 de janeiro de 2023 entrará em vigor, voltando a gratuidade para as pessoas de 60 a 64 anos”, disse em coletiva nesta quinta-feira.

A gratuidade para este público alvo no transporte público, tanto na esfera Estadual quanto na Municipal, foram implementadas na gestão do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito Fernando Haddad e abolidas no fim de 2020, nos governos Bruno Covas (municipal) e João Doria (estadual).

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8 comments
  1. A empresa só não fala que está mudança foi para atender a decisão judicial do TJSP, se não fosse essa decisão continuaria sendo cobrada a passagem

  2. A “gratuidade” que é paga pelos demais passageiros hehehe. Um bilionário de 60 anos também pode andar subsidiado pelos outros? Não seria mais fácil a gratuidade ser por classe social? Quando vão aprender que não existe almoço grátis?

    1. Você tá chamando os caras do PSDB de esquerdopatas? rs E quanto à gratuidade por “classe social”, como um idoso vai comprovar isso na catraca do ônibus? Além do RG vai apresentar o holerite pro cobrador?

    2. Até porque um bilionário é muito interessado em andar em um ônibus lotado em São Paulo, muito inteligente essa sua lógica, parabéns.

      1. Victor Hugo, bilionário foi uma metáfora que poderia ser facilmente entendido como pessoas com maior poder aquisitivo, ainda assim, digite no Google “Luiz Barsi, bilionário anda de metrô todos os dias” e verá que existe isso sim, ou seja, a partir de janeiro ele andará “gratuitamente”. Segue link da matéria, se não houver moderação:

        https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2019/08/maior-investidor-do-brasil-e-dono-r-2-bilhoes-anda-de-metro-todos-os-dias.html

        1. Qual seria o problema de um bilionário sexagenário ter gratuidade no transporte público? Ele já não contribuiu a vida inteira pro erário público?

          1. Qual seria o problema de tirar recursos da saúde, educação, segurança, transporte para bancar um gasto não previsto em orçamento?

            Transporte de graça é prioridade. Saúde, educação, segurança e transporte não são.

          2. Ivo, vc fala como se gratuidade no transporte pra idosos não fosse prevista no orçamento. Vc emprega idosos de 60 anos? Não né? Nem ninguém! Então como vc espera que eles consigam pagar a passagem? A maioria dos idosos não é bilionária, te garanto!
            Aliás, seu comentário ficou meio confuso, primeiro vc insinua que transporte não é prioridade, depois diz que é? E, convehamos, vc reclamaria de qualquer gasto público pro povo. Vc só não reclama quando Tarcísio, Garcia e cia aumentam o próprio salário…

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