Cetesb concede licença para Metrô ampliar estação São Joaquim, da Linha 1-Azul

Companhia ambiental aprovou localização e concepção do projeto, que irá preparar estação para a conexão com a Linha 6-Laranja, em construção
Como ficará a estação São Joaquim (CMSP)

A Cetesb, companhia ambiental do estado de São Paulo, concedeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) ao Metrô do projeto de ampliação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, a fim de prepará-la para a conexão com a Linha 6-Laranja.

A licença foi emitida em 30 de novembro e envolve a aprovação da localização e concepção do projeto, mas não autoriza ainda sua implantação. Para isso, o Metrô precisará obter a Licença Ambiental de Instalação, que depende do cumprimento de exigências listados na LAP.

São 25 itens que versam a respeito de questões como erosão do solo, resíduos, tratamento de águas pluviais, impacto da obra para o sistema viário e pedestres, entre outros. Antes do início da obra, o Metrô ainda deverá apresentar o plano de ataque, manter a Cetesb atualizada sobre os avanços até a solitação da Licença de Operação.

O projeto de ampliação da estação São Joaquim inclui a reforma dos mezaninos e plataformas, remanejamento de bloqueios, bilheteria, parte das salas técnicas, salas operacionais, além da construção de novos acessos e de um novo prédio técnico.

Ampliação da estação São Joaquim (CMSP)

Projeto básico

O Metrô assinou contrato com o Consórcio Pólux Sondotécnica em setembro de 2021 para execução do projeto básico de adequação da estação São Joaquim. Em tese, o serviço já pode ter sido concluído já que o prazo para entrega do serviço era de 12 meses a contar da emissão da ordem de serviço.

Com a documentação, será possível lançar a licitação de projeto executivo e obras civis da ampliação, para que ela seja adaptada para se conectar à sua homônima da Linha 6-Laranja, prevista para entrar em funcionamento no final de 2025.

Total
0
Shares
Previous Post

Acompanhamos o simulado de blecaute realizado pela ViaMobilidade na Linha 5-Lilás

Next Post

CPTM está com site e aplicativo fora do ar desde a manhã do domingo

Related Posts