A CPTM passa por um grave problema em seus servidores que mantêm o site e o aplicativo da companhia no ar. Desde a manhã deste domingo, 18, eles estão sem funcionar, dificultando a vida dos usuários que precisam buscar informações para realizar suas viagens.
A pane é tão extensa que afetou outras páginas como a que possui a lista de licitações e pregões da empresa. Segundo funcionários ouvidos pelo site, teria havido uma invasão “hacker” nos servidores a ponto de a falha afetar sistemas internos como os que cuidam da escala de trabalho.
Consultada, a CPTM não explicou o motivo da pane. De acordo com ela, “um problema no ambiente de tecnologia de informação” foi detectado e os técnicos estão buscando resolvê-lo enquanto a infraestrutura está fora de serviço.
O longo tempo para solucionar o problema, no entanto, faz a hipótese de invasão não ser descartada já que panes de equipamentos ou aplicações normalmente não afetam sistemas por tanto tempo. Há desde infraestrutura de redundância até backups que permitem um rápido restabelecimento dos serviços.
Como alternativa, a empresa afirmou que os passageiros podem acompanhar a operação pelas redes sociais da CPTM e também pelo canal de WhatsApp (veja abaixo).
Confira a íntegra da nota da empresa:
“Na manhã deste domingo (18), às 7h, foi detectado um
problema no ambiente de tecnologia da informação da CPTM. Por causa
disso, os serviços hospedados no site da companhia, entre eles o
APP, estão fora do ar, enquanto ocorre a atuação da equipe técnica
de TI. Os sistemas relacionados à circulação e estações não foram
afetados.
Os técnicos continuam atuando, em conjunto com fornecedores, de
forma ininterrupta para normalização do sistema. A CPTM pede
desculpas aos passageiros.
O contato via WhatsApp (11) 99767-7030 e contas da CPTM nas
redes sociais estão funcionando normalmente. As informações sobre a
situação operacional das cinco linhas podem ser acompanhadas por
esses meios de atendimento.”