A situação das obras nas estações da Linha 17-Ouro: Washington Luís

A estação pouco avançou externamente, com ações relacionadas ao acabamento sendo o foco atual. Estação segue sem prazo de conclusão conhecido
Estação Washington Luiz (Jean Carlos)

As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro destoam bastante das demais grandes obras em curso no Metrô de São Paulo. Com avanços quase imperceptíveis e foco no acabamento das edificações antes de trabalhos estruturais a linha de monotrilho fica com prazo de entrega incerto.

O site tem realizado a cobertura e acompanhamento de todas as estações do ramal. Desta vez o foco será na estação Washington Luís.

No mês de agosto de 2022, as obras de Washington Luís não tinham muitos empregados atuando no canteiro. O corpo da estação, que possui plataformas laterais, é diferente da maioria das estações do monotrilho.

As obras brutas do corpo da estação estão concluídas e parte das estruturas em alvenaria estavam sendo complementadas. Um dos acessos da estação ainda não possui coberturas metálicas e nem passarela para transposição.

Ao longo dos meses praticamente nada mudou. Em novembro de 2022 estivemos nas imediações das obras e capturamos algumas imagens do local. 

Devido ao fato de a região ser bastante insegura para registros fotográficos, as imagens foram realizadas através de uma linha de ônibus que passa pela região.

Estruturalmente pouca coisa mudou na estação, inclusive a presença do veículo de gabarito de trem, que estava no exato mesmo lugar de três meses atrás.

Segundo o relatório de empreendimentos do Metrô, estão sendo executadas obras no acabamento da estação, principalmente na parte interna. A priorização por ações mais simples ao invés das atividades mais relevantes torna o andamento das obras bastante ineficaz.

Ao lado da estação Washington Luís está sendo construido o Pátio Água Espraiada. Este já conta com um avanço de obras mais perceptível, porem, ainda bem abaixo do ideal.

Confira também as obras das demais estações:

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Essa estação é dispensável nessa primeira fase. O trecho que deveria ser feito era só Congonhas – Morumbi. A Washington Luiz só faria mais sentido de existir depois que fizessem mais estações no sentido Jabaquara

    1. Eu já acho que não. Poderiam inclusive estender a linha em mais uma estação, chegando na Vila Paulista, que fica exatamente após o pátio e não depende de toda aquela requalificação urbana que será necessária pra segunda fase. Ainda que a demanda dessas duas estações seja baixa, quanto mais próximo da totalidade da linha, melhor.

      1. Ah, mas aí é justamente como eu falei, só vale a pena ter a estação Washington Luiz se já tiver pelo menos alguma outra do sentido Jabaquara depois. Do contrário, essa estação Washington Luiz vai viver vazia e atrapalhando a vida de quem quiser ir pra Congonhas, que é a estação que de fato vai ter demanda enquanto as estações pro trecho do Jabaquara ainda não estiverem prontas.

Comments are closed.

Previous Post

Alckmin tenta adiar leilão do Metrô de Belo Horizonte

Next Post
O traçado da Linha 22-Marrom

Metrô descarta um dos quatro consórcios na licitação de projeto da Linha 22-Marrom

Related Posts