Marcopolo Rail conquista pedido de trens no Chile

Modelo Prosper teve três composições encomendadas pela Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile
Trem Prosper do Chile (Marcopolo Rail)

Conhecida pela sua atuação no segmento rodoviário, a Marcopolo começa a dar passos mais firmes no setor ferroviário com sua divisão Marcopolo Rail. Dias atrás, a empresa gaúcha anunciou um contrato de fornecimento de três composições de dois vagões do modelo Prosper para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile.

O Prosper é um modelo versátil e que pode ser usado em sistemas de VLT ou convencional e terá capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé.  “Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade e vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado”, explicou Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

O contrato fechado com a companhia chilena envolve não apenas os veículos, mas peças de reposição e manutenção.  O Prosper será propulsinado por um sistema DMUs (Diesel Multiple Units). Segundo a empresa, a produção deve ter início no primeiro semestre de 2023, no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em um pavilhão próprio para a produção dos veículos ferroviários.

A Marcopolo Rail fornecerá os trens do People Mover de Guarulhos (Jean Carlos)

Os trens serão usados na linha Talca-Constitución, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações e que fica localizado numa região que envolve as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule, ao sul da capital Santiago. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile e passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura.

“Nossa chegada ao Chile coloca o Brasil como um player importante no cenário metroferroviário internacional, considerando o potencial estratégico de produção, bem como a capilaridade da Marcopolo para atendimento ao continente. O fornecimento dos trens ao Chile fortalecerá nossa atuação e favorecerá a entrada em outros mercados da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos”, afirma Santos.

O primeiro modelo Prosper entrou em operação em 2020, na versão Prosper VLT, na rota turística da Giordani Turismo, em Bento Gonçalves (RS). A Marcopolo Rail também produzirá três unidades do veículo para equipar o People Mover do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O projeto, que está sendo executado pelo Consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, ligará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do aeroporto. A previsão é que ele seja inaugurado em 2024.

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2 comments
  1. Esse Prosper VLT da Giordani Turismo que estreou na rota do Trem do Vinho entre Bento Gonçalves e Garibaldi de forma experimental, não seria para outra rota de um serviço comercial em outro lugar do interior do Rio Grande do Sul? Eu nunca mais vi aquele VLT circulando em qualquer lugar daquele estado, que fim levou e onde está ele agora?

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