Maior tatuzão já construído para ser utilizado em obras metroviárias no Brasil, a tuneladora da fabricante CREG que será usada na expansão da Linha 2-Verde começa a tomar forma na China. A imagem acima mostra parte da seção central do TBM (sigla em inglês para Tunnel Bore Machine, ou Máquina de escavar túneis) sendo montada.
A proporção da estrutura em relação aos funcionários já adianta as dimensões generosas do equipamento, que deve chegar ao Brasil em meados de 2023. Com diâmetro de 12,6 metros, o tatuzão encomendado pelo Consórcio CML2 será montado no Complexo Rapadura e deve partir em direção à estação Vila Formosa em agosto.
A tarefa de escavar os túneis da Linha 2 não se resume apenas a tuneladora. Também na China estão sendo fabricadas as fôrmas das aduelas de concreto que formarão os anéis instalados pelo tatuzão à medida que avança. Elas serão enviadas ao Brasil entre janeiro e março e usadas na fábrica que está sendo montada pelo CML2 em Itaquera, ao lado do Pátio da Linha 3-Vermelha do Metrô.
Por falar em fábrica, as estruturas da linha de montagem de aduelas estão sendo fabricadas pela empresa CBE em L’Ile Bouchard, uma pequena comuna na região central da França. A fábrica será embarcada para nosso país no início do ano. A meta é que a produção comece por volta de junho a fim de disponibilizar um estoque para o início das escavações.
A Linha 2-Verde está sendo expandida até a Penha com oito estações novas e cerca de 8 km extensão. A previsão é que o novo trecho comece a funcionar em 2026.
Uma curiosidade: as obras para a Dutra devem começar perto da finalização do trecho Vila Prudente-Penha para aproveitar o tatuzão ou terá de ser comprado outro?