A passagem de bastão de um governo para outro é um momento em que muitos políticos costumam usar como pretexto para justificar as dificuldades de um novo mandato. A famosa “herança maldita” é geralmente amplificada mesmo que exista de fato. No caso do estado de São Paulo, o governador eleito Tarcísio Freitas (Republicanos) assumirá com vários projetos importantes em andamento como a Linha 6-Laranja e a expansão da Linha 2-Verde.
Com cerca de 24 km de extensão somados, os dois ramais de metrô devem ser inaugurados no final da próxima gestão, caso não surjam imprevistos. Além deles, há também a importante extensão da Linha 15-Prata, com mais três estações, o projeto de levar a Linha 13-Jade até a Barra Funda e a controvertida Linha 17-Ouro, que finalmente poderá entrar em serviço, embora uma data precisa ainda seja um mistério.
Nada disso está em teoria ao alcance do primeiro ano de gestão do novo governador. Em 2023, com sorte, Tarcísio Freitas poderá inaugurar a estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda.
Parte da extensão sul do ramal hoje operado pela ViaMobilidade, ela deveria ter sido finalizada neste ano, mas mesmo com um ritmo mais acelerado, a obra não chegou perto de permitir uma cerimônia simbólica de abertura do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB).
Imagens recentes compartilhadas pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, mostram a chegada de trilhos e alimentação aérea à estação, além de trabalhos de acabamento. Se tudo correr bem, Varginha poderá ser inaugurada no ano que vem, mesmo que em operação assistida. Talvez fosse de bom grado do novo governante protelar a abertura por alguns meses para que sistemas necessários para a operação real fossem concluídos.
Seria uma sinalização de seriedade de Tarcísio, ao contrário do “teatro” promovido pelo ex-governador João Doria (sem partido), que fez festa para inaugurar a estação Mendes-Vila Natal em agosto de 2021, mas que só entrou em operação real quase um ano depois.
Monotrilho passeando pela Linha 17
Além de Varginha, o único projeto com exíguas chances de iniciar uma operação assistida é a Linha 17-Ouro. Se as obras civis teimam em andar a passos lentos, o contrato de sistemas parece estar sendo cumprido à risca, o que significa que o primeiro trem do monotrilho, produzido pela BYD SkyRail, chegará ao país em 2023 e poderá realizar testes em trechos de via.
Se haverá tempo para abrir um pequeno trecho experimental a fim de testar o novo ramal, é difícil dizer. Parece mais sensato que a linha que ligará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda fique pronta mesmo em 2024. E isso já seria uma vitória imensa nesse tão conturbado empreendimento.
Daqui a dois anos, a CPTM promete levar a Linha 13-Jade (Expresso Aeroporto) até Palmeiras-Barra Funda, levando com a ela a Linha 11-Coral. Nenhuma chance desse projeto ser antecipado.
Em 2025, há a previsão de abertura das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, mas não será surpresa se elas ficarem para 2026, junto com Ipiranga.
O último ano da nova gestão será bastante importante. A Linha 6-Laranja, implantada pela Acciona, deve ficar pronta no final de 2025, o que faz pensar que a operação real ocorrerá no ano seguinte. Serão 15,3 km e 15 estações subterrâneas, um acréscimo enorme à malha.
Já as oito estações da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha só serão abertas no próximo mandato em um cenário perfeito. A previsão atual já é para o final de 2026, ou seja, com os tradicionais imprevistos e atrasos, melhor não esperar por elas antes de 2027.
Isso porque a administração João Doria Jr. (S/P) e Rodrigo Garcia (PSDB/SP) por muitos era ruim hein!
Imagina se fosse boa; entregando cerca de 40 km de obras ao seu sucessor.
E poderia ser mais se esses crápulas não tivessem cancelado a Linha 18 – Bronze.
Provavelmente vai guardar tudo pra 2026 em busca da reeleição ou até mesmo de uma candidatura presidencial.
Pois é !! O Lobby das montadoras do ABC não deixaram !! Pois elas só tem lucros aqui no Brasil !! Enquanto que o mundo está coletivizando os transportes, aqui no Brasil estão individualizando os transportes – na contra mão do mundo !! Tanto que aqui, transporte público seria considerado “coisa de pobre” !! Os ricos vão de helicóptero e a classe média de carro individual (automóvel) !!
Se fossem boas não levariam 20 anos para concluir cada linha, enquanto em Salvador construiram e concluiram a linha 2 deles lá em 5 anos e na China se entrega linhas inteiras em poucos anos….
São tão bons que perderam de lavada no primeiro turno, não foram nem para o segundo kkkkkkkkkk
Sim, nos livrarmos do PSDB e do Bolsonaro não tem preço. Mas agora temos outros lixos pra nos livrarmos, tipo esse tal de Tarcísio.
E quanto ao interior?
Quando vão entender que ligar a capital ao interior somente traria benefícios para todo o estado e possivelmente a cidade de SP não ficaria tão cheia
Palhaçada,se não tivesse cancelado a L18-BRONZE e estar devendo uma multa Bilionária para a concessionária VEM ABC, teríamos 19 novas estações da L18-BRONZE em pleno funcionamento desafogando e tirando os ônibus do ABC ,só no Brasil pra ter essa Palhaçada de BRT ,cadê o julgamento do STF?? cadê a votação para derrubar a METRA (NEXT MOBILIDADE) que ganhou áreas da EMTU sem licitação
Só falta o Tarcísio também nem fazer nada !! Não confio muito nesse miliciano !! Pois os políticos paulistas demoram essas obras, por culpa das montadoras automobilística (Volkswagen; Ford; Fiat; Chevrolet GM; Toyota; Mercedes; Scania; Volvo – a propina destas deve rolar solta) !! Não é possível que, com a tecnologia que temos hoje, as obras ferro metroviárias durarem 20 anos (como no caso da Linha 5 Lilás) !! Só pode ser “politicagem” !! Pois a linha 1 Azul, foi construída entre 1968 a 1974 e concluída em 1975 (portanto em 7 anos e com a tecnologia arcaica ou obsoleta daquela época) !! Agora com a tecnologia de ponta, levar 3 vezes mais tempo ?? Há ?? Então só pode ser esquema com as montadoras automobilísticas !!
Bruno, esqueceu-se de um humilde detalhe essencial.
Via de regra as obras relevância a população acabam sendo discutidas por questões contratuais no poder judiciário e para fazer análise leva-se um período consideravel no seu desfecho.
Temos 2 exemplos recentes: A extensão da Linha 2 Verde na região do complexo rapadura, levou-se quase 1 ano para fazer analise do pleito e verificar qual seria a situação. O outro exemplo é mais emblemático encontra-se próximo ao final é na linha 17 Ouro essa gestão conseguiu desatar este embróglio estava as moscas faziam anos.
Antes de atacar o gestor público, vamos verificar os probelmas e encontrar as soluções.
Vamos ser coerentes para debater um assunto de extrema relevância a nós usuários.
Não acredito em lobby de fabricantes de veículos e caminhões como empecilho para a Linha 18. Até porque quase todas as outras cidades do ABC são atendidas por trilhos pela CPTM. Eu acredito sim é no lobby dos Setti Braga na Viação ABC/METRA. Isso junto com um lobista como era o Dória no poder pode sim derrubar uma linha.
Se não fosse essa má gestão do PSDB em SP, começando pelo José Serra, Geraldo Alckmin, Doria e terminando no Rodrigo Garcia, talvez todas linhas do metrô já estariam em funcionamento
L2 verde até a Dutra
L4 amarela até Taboão da Serra
L5 lilás até o Jd Angela
L6 laranja do São Joaquim até Brasilândia
L15 prata até o hospital Tiradentes
L17 ouro do Jabaquara até SP Morumbi