A fabricação dos novos trens da ViaMobilidade para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda na fabrica da empresa francesa Alstom está avançando. A frota composta por 36 composições deverá iniciar a operação ainda este ano.
Segundo fotos compartilhadas pelo perfil SP Sobre Trilhos no Instagram, funcionários da ViaMobilidade realizam inspeções no novo trem que está em fase final de instalação do acabamento.
Em uma primeira imagem é possível ver o salão da composição, que possui revestimento na cor cinza e com fundo na cor verde. A disposição dos bancos apresenta algumas modificações comparadas com o modelo base da Série 9000.
Na imagem, os funcionários estão realizando inspeção sob a sanca de portas, o que sugere vistoria nos equipamentos para abertura das portas. Não se sabe se o trem terá mapas dinâmicos como os modelos do Metrô ou da Série 2500 da CPTM
Uma segunda imagem revela em primeiro plano a cabine de uma das composições com seu console em fase de montagem. É possível visualizar equipamentos de medição como o manômetro, para aferição da pressão dos freios, e botoeiras diversas.
Em segundo plano é possível visualizar a máscara, parte frontal, de uma das composições. A dianteira do trem ainda não passou pelo processo de pintura.
Em outra imagem, uma das cabines já está com a montagem mais avançada com quase todos os componentes instalados. É possível notar nas extremidades direita e esquerda telas que sugerem um sistema de monitoramento externo do trem por câmeras.
Numa última imagem é revelada uma placa metálica onde estarão alocados o equipamento de rádio e também o odômetro do trem com medidor de velocidade e com o contador de quilometragem percorrida.
Segundo o contrato de concessão, as composições adquiridas deverão entrar em operação no primeiro semestre de 2023. Desta forma os trens cedidos pela CPTM serão gradualmente devolvidos para a estatal.
Muito lindo! Que entrem em operação mais rápido possível. As linhas 8 e 9 precisam logo operar os seus trens e devolverem os trens da CPTM.
CPTM sempre saindo no prejuízo. A Via Imobilidade está castigando os trens que voltaram pro estado, sem limpeza e manutenção. A VM precisa pagar compensações a CPTM
toda vez que vejo imagens do pessoal da via mobilidade é esses coletinho. a empresa não dá um uniforme decente não? esse material qualquer faisca pega fogo
Esse trem é muito esquisito, tem jeito de ônibus, mas o importante é que funcionem bem e que a ViaMobilidade não os trate da forma porca como está tratando os trens da CPTM que serão devolvidos, pois a maioria deles estão encardidos e ensebados, vão ter que passar uma boa temporada nos abrigos Eng. São Paulo, Roosevelt e Lapa quando forem devolvidos em definitivo! Já outros 7000, vão ficar lá para a concessionária acabar de detonar ou dar uma recauchutada para ficarem mais decentes!
Nem os dela ela tem cuidado direito, C54 tá com balaústre enferrujado e batendo no banco.