Veja fotos da primeira etapa da implantação de portas de plataforma na estação Barra Funda

Atividades que ocorrem inclusive no horário de pico tem gerado mudanças na operação da estação e afetado a Linha 3-Vermelha
Funcionários realizando a abertura de buracos na plataforma (Jean Carlos)

A instalação das portas de plataforma no Metrô chegou a uma nova fase. No começo de 2023, a companhia iniciou o processo de implantação dos equipamentos de segurança na estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha.

O site acompanhou o processo de instalação das portas de plataforma na estação. Para permitir a realização dos trabalhos, uma das plataformas foi isolada e uma estratégia especial foi adotada.

Apenas uma única via tem sido utilizada para o embarque e desembarque de passageiros. No horário de vale, a movimentação estava ocorrendo sem maiores dificuldades, porém, no horário de pico são relatados episódios de lotação, além de intervalos mais altos no ramal.

Neste primeiro momento os empregados estão realizando perfurações nas plataformas. Ao contrário das outras estações, que geralmente tinham bordas raspadas ou recebiam um reforço simples, a estação Palmeiras Barra Funda deve ter tratamento diferenciado.

Através de uma perspectiva diferente é possível observar que a intervenção nas plataformas é maior. Grandes buracos têm sido abertos, o que pode indicar leves modificações no projeto.

Uma hipótese para tal manobra é a presença do terceiro trilho mais próximo da plataforma central. Como segurança, a base das portas de plataforma possivelmente ficarão mais distantes da borda da plataforma.

Pelo fato das portas de plataforma terem um esquema de instalação modular, a montagem das mesmas poderá ser realizada de forma rápida, assim que a estrutura de suporte esteja montada. 

Abertura nas plataformas é maior do que foi visto em outras estações (Jean Carlos)

Após a instalação das duas primeiras fachadas a operação na estação deverá ser modificada. Caberá ao Metrô avaliar qual será a estratégia adotada para a implantação das duas últimas fachadas.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. O que já era ruim ficou pior. Entendo que a obra é para melhoria, mas o fato de ser realizada em horário de pico, piorou o que já era superlotado. Os trens estão muito mais cheios, a ventilação dos trens em regra não funciona e para agravar a situação, há lentidão. Não se pensa na dignidade da população, que já é afetada com a superlotação diária dos trens normalmente.

    1. essa medida é justamente pensando na população em poder instalar elas o mais rápido possível, quantos mais rápido conseguirem instalar menor o transtorno, pelas intervenções feitas e mostradas na própria matéria não seria possível operar as 4 plataformas com segurança nem fora dos finais de semana como fizeram em belém, não existe milagre que consiga instalar essas PSDs em causar transtorno, simplesmente não existe essa possibilidade

  2. Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos, não adianta, não existem obras em estações em operação sem transtornos e enquanto as portas não serem instaladas será isso aí mesmo! As portas de plataforma em Barra Funda são fundamentais, pois foi nela que e vi um suicídio horrível quando um sujeito se jogou na via com um trem já muito perto dele, em todas as outras estações da rede também tem que ter essas portas, é o jeito!
    Se está complicado essa estratégia operacional, vai ficar mais ainda quando forem instalar as portas na plataforma sentido Corinthians-Itaquera, pois no túnel antes da estação só há um AMV para a reversão de sentido dos trens, por isso os trens terão de manobrar a oeste da estação para o retorno à Corinthians-Itaquera e o Metrô terá que adotar outra estratégia operacional e de reforço estrutural das plataformas sentido leste, vai ser mais complicado ainda!

Comments are closed.

Previous Post

Quatro empresas apresentam propostas para implantar sistemas de telecom em novas estações da Linha 15-Prata

Next Post

Confira o status das obras de modernização da estação São Caetano

Related Posts