A extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha deverá trazer uma série de mudanças na mobilidade da Zona Sul da capital paulista. A entrega da estação Mendes-Vila Natal parece ser apenas uma amostra do potencial da região.
A estação foi inaugurada em agosto de 2021 e passou quase um ano em regime de ‘operação assistida” com altos intervalos e uma demanda bastante frustrante, dado o tamanho da estação.
A partir de julho, já sob operação da ViaMobilidade, a estação passou a operar em período integral. Em pouco tempo a demanda, que era comparável a lotação de dois ônibus urbanos, foi ganhando corpo.
Em fevereiro de 2022, ainda em operação assistida, a demanda da estação era de 110 passageiros por dia. Em julho, após o início da operação integral esse número aumentou de forma sensível, atingindo 9,8 mil passageiros por dia.
No último balanço divulgado pela ViaMobilidade, em dezembro de 2022, a estação já havia mais do que dobrado o número de passageiros, chegando a atender 22,7 mil passageiros por dia. Em termos de demanda foi a 4ª estação mais movimentada, perdendo apenas para Pinheiros, Santo Amaro, Grajaú.
O site esteve na estação Mendes-Vila Natal e constatou que a demanda da estação aumentou de forma sensível. Com intervalos reduzidos e uma velocidade maior no trecho, a estação está atraindo uma quantidade cada vez maior de passageiros.
A construção da estação Varginha promete equilibrar parte da demanda, mas não deve tirar a alta tendência de utilização do modo ferroviário no transporte dos cidadãos da zona sul, que carecem de transporte de alta capacidade.
Nos do estremo sul sofremos dia a dia com o transporte público ja faz anos por isso que a demanda do trem mendes vila natal cada vez aumenta mais a demanda o povo quer ganhar tempo pra ir e vim dos seus trabalho pq os onibus demoram muito mais tempo com trânsito e paradas nos pontos para e ir e vim varios pontos o trem e bem mais rapido esperamos que a estação varginha fique pronta logo sos estação varginha já pelo bem da população do estremo sul que tanto sofre com tranporte público
Vdd.
Quando tiver a extensão concluída facilitará de maneira considerável a nós da região, tomare tenha soluções dentro do cronorgrama previsto no transporte sobre trilhos e o de ônibus venha ser um complemento para atender.
Poderia ser maior se houvesse um atendimento dos bairros mais distante para esta estação.
Extremo Sul, em sua maioria, e de área de manancial; mais de 70% das construções são irregulares, em áreas que deveriam privilegiar e ter o minimo de mais de 70% de área do terreno de área verde. Por consequência, ter menos trânsito e pessoas ,visto que as ruas, vias de acesso não dão vazão ao trânsito travado que ocorre em horário de pico. Deveria ocorrer o contrário, acabar com moradias irregulares nas áreas de mananciais, e realocar boa parte dessas pessoas pro centro expandido, em especial ao Centro.
Imagina voce ter comprado uma chácara de 3 mil metros no Grajaú, e no final dos anos 80, ver seu vizinho fracionar de forma irregular sua chácara pra fazer dezenas de casas, sendo que as vias de acesso não foram projetadas para um trânsito de tantos moradores. Você fica desmotivado, e é capaz de fazer o mesmo. Essa é a história básica do Grajaú/Parelheiros.
O nome dessa estação é uma piada de muito mal gosto