Nesta segunda-feira (23), a estação Higienópolis Mackenzie completa 5 anos de operação. Aberta oficialmente em janeiro de 2018, a estação foi uma das paradas remanescentes da Fase 2 da Linha 4-Amarela.
A estação foi entregue pelo então governador Geraldo Alckmin em operação assistida nas primeiras semanas, quando operava das 10h até às 15h.
Confira algumas imagens da entrega da estação há cinco anos:
Este visitou vistiou a estação Higienópolis Mackenzie na semana passada, para conferir o movimento e as mudanças por que passou desde então.
Ela possui área total de 16,4 mil metros quadrados e profundidade de 30,7 metros divididos em seis níveis. Para permitir a acessibilidade a estação possui cinco elevadores, 26 escadas rolantes e 10 escadas fixas, além de pisos táteis.
Ao longo dos cinco anos de operação, a estação já transportou 23,6 milhões de passageiros considerando o período de abertura até o fim de dezembro de 2022. O recorde de passageiros foi registrado em 19 de fevereiro de 2020, antes da pandemia de COVID-19, quando 36,1 mil passageiros utilizaram a parada.
No geral, agora é possível observar uma maior movimentação de passageiros. Serviços como venda de alimentos, equipamentos eletrônicos, aluguel de itens e boxes para recebimento de encomendas aumentam as receitas acessórias da estação. Ações culturais como exposições também são promovidas na estação.
Estação das universidades
A estação Higienópolis Mackenzie possui acesso facilitado a diversos equipamentos como o Tribunal Regional do Trabalho e o Sesc Consolação. Mas destaca-se a quantidade de universidades no entorno.
Instituições como a FAAP-Fundação Armando Alvares Penteado, PUC Campus Consolação, Centro Universitário Maria Antônia estão próximas da estação, além da própria Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Um detalhe interessante é que a estação Higienópolis-Mackenzie foi uma espécie de laboratório de “naming rights”, uma estratégia comercial que associa uma marca à sua denominação padrão. No interior da mesma é possível observar diversas propagandas que vão desde banners nas paredes, linha de bloqueios e portas de plataforma.
Futuramente, a estação deverá receber integração com a Linha 6-Laranja, também conhecida por ser a “linha das universidades”. Já é possível identificar a presença de alvos topográficos, indicando levantamentos na região de integração.
A tendência é de que no futuro a estação ganhe ainda mais relevância devido ao seu papel de integração entre a Linha 4-Amarela e a Linha 6-Laranja, tornando-se uma ótima opção de deslocamento para os passageiros.
Logo, as aniversariantes serão Oscar Freire e SP-Morumbi.