Governo Tarcísio de Freitas irá visitar fábrica da BYD enquanto obras da Linha 17 estão esvaziadas

Governador anunciou que missão conhecerá o monotrilho que equipará ramal na Zona Sul. No entanto, Consórcio Monotrilho tem mantido apenas alguns funcionários no pátio Água Espraiada
Pátio Água Espraiada (iTechdrones)

A situação da Linha 17-Ouro dá sinais de que irá se complicar novamente. O trecho de 7,7 km de vias, oito estações e pátio de manutenção mostrou avanços durante a gestão anterior, porém, sem que fosse possível vislumbrar um desfecho para a obra.

Atualmente, os 14 trens de monotrilho estão sendo fabricados pela BYD SkyRail na China, mas não há previsão sobre a chegada do primeiro deles ao Brasil. Até então, o chamado “cabeça de série” deveria ter sido enviado ao país em dezembro do ano passado.

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Apesar disso, o contrato parece evoluir a ponto de o novo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ter anunciado nesta quarta-feira (1) que enviará uma missão para visitar a fábrica da BYD na China.

Restam dúvidas, contudo, se o pátio de manutenção Água Espraiada terá condições de receber algum trem em 2023. O Consórcio Monotrilho Ouro, formado pelas empresas Coesa e KPE, dá mostras de ter esvaziado o canteiro de obras.

Funcionários da Coesa e KPE descansam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro (iTechdrones)

Um vídeo feito pelo canal iTechdrones nesta semana mostrou apenas alguns funcionários na obra. Em um trecho é possível ver duas pessoas caminhando enquanto em outro, quatro empregados estavam conversando no topo do edifício técnico da futura estação Washington Luiz. Apenas no prédio administrativo foi notada atividade real, com a colocação de pisos, aparentemente.

Por outro lado, várias partes da construção revelam sinais de abandono, como ferragens oxidadas e paredes acumulando limo há algum tempo. A situação nas estações não é diferente, com a circulação de pouquíssimas pessoas quando não estão desertas.

Ferragens do track-switch que começou a armada em novembro e se encontra da mesma forma que há dois meses (iTechdrones)

O governador Tarcísio tem dito que seu governo tomará uma atitude a respeito e reconheceu que o consórcio está aquém do esperado, com cerca de 400 funcionários onde deveriam existir mais de mil deles em serviço.

Ele chegou a citar a possibilidade de chamar o 3º colocado na licitação de obras civis complementares, o consórcio Paulitec-Sacyr, mas em nova entrevista cogitou repassar a Linha 17 para que a ViaMobilidade concluísse o projeto. A empresa será a concessionária que irá operar o ramal de monotrilho, mas não tem qualquer responsabilidade sobre obras civis e fornecimento de sistemas.

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  1. O recalculo das recentes reduções das demandas das Linhas 2-Verde (-) 9,9%, 15-Prata (-) 20,9% e principalmente desta Linha 17-Ouro (-43,6%) em erros de cálculo grosseiros ficando comprovado quanto equivocado está o planejamento, pois se tivessem levado em conta pela Pesquisa Origem Destino das Linhas Metropolitanas comprobatórias atualizadas (2022), visto edição mais recente ser de 2017, além de proporem de forma atabalhoada sem fundamento algum, a mudança da Lei do Zoneamento no Plano Diretor da região por onde se trafegaria a Linha 17-Ouro demonstrando que ou estão pressionados politicamente ou desfocados da realidade, lançando linhas de forma aleatória e despreparados para calcular a demanda e o deslocamento de passageiros, além do dimensionamento das obras Metrô ferroviárias, principalmente quando se trata de integração de Linhas.

    Em janeiro de 2023 o governador Tarcísio esteve em Brasília se reunido junto com o presidente Lula para reivindicar verbas para obras de mobilidade entre as quais seriam para Guarulhos e ABC, soma-se a isto as recentes declarações do secretário estadual Rafael Benini reveladas que devendo escolher entre as embrionárias Linha 19-Celeste (Guarulhos) e a Linha 20-Rosa (ABC) respectivamente a qual será iniciada no final deste mandato em 2025, ou seja preferem lançar linhas novas no papel sem concluir as iniciadas e incompletas.

    Apesar do demonstrado da baixa evolução das obras físicas locais, o novo governador anuncia que enviará uma missão para visitar a fábrica da BYD na China se tornará inócua em mais um passeio turístico para seus ocupantes sem efeitos práticos.

    1. Leoni, qual sua conclusao no final, pq voce relatou um monte de fatos publicos, mas nao concluiu. Quer que nao se construa metros na cidade pq a demanda caiu dado que muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, e isso? A pesquisa OD e anterior a pandemia, o mundo mudou depois disso. Alias, em 2017 estavamos no inicio do desenvolvimento dos aplicativos de carro, que tambem viriam a tirar pessoas do transporte publico.

      1. Fernando. Já diria um sábio político; “Governar é definir as prioridades”
        Na atual situação financeira de quaisquer empresas é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, principalmente no atual cenário econômico, e não de forma dispersa, simultânea e aleatória como está acontecendo.
        O recalculo das recentes reduções das demandas, além da planilha atualizada Pesquisa Origem Destino das Linhas Metropolitanas de 2022 é uma ferramenta fundamental na hora de definir a diretriz dos investimentos.
        Por conta destes dados já expostos no primeiro comentário podemos ter as seguintes conclusões;
        1ª Linha 2-Verde: Se torna ágil, viável e econômica sua continuidade de expansão até Guarulhos bem como a assertividade de se alterar o Plano Diretor e a Lei do Zoneamento, antes de relançar a Linha-19 e consolida-se ainda mais se a expansão da Linha 13-Jade estiver lá.
        2ª Linha 15-Prata: Se redefine e torna ágil, viável e econômica sua continuidade de expansão até Cidade Tiradentes antes de relançar a Linha-16.
        3ª Linha 17-Ouro: Se redefine sua prioridade com necessidade de revisão no seu traçado sob o risco de se ter uma linha de baixíssima demanda.

  2. O consórcio demitiu centenas de funcionários desde o final do ano, pelo que se sabe não continuará à frente da obra.

  3. Boa noite gostaria de pedir uma ajuda pra vc fui demitido da linha 17 ouro e não recebi minha rescisão se vc poder nós ajudar pq não só foi eu e sim 200 funcionários por favor ajude-me tenho família, moro de aluguel dependendo desse dinheiro para pagar minhas dívidas

  4. Mas o problema deste monotrilho Linha 17 Ouro, não está na China, e SIM aqui em SP !!! É difícil saber disso ? Fazer o que na China ?

    1. Passear e turistar com dinheiro público.
      Imagina quantas pessoas não irão nessa “comitiva”. Vai sair cara essa foto pra publicar nas redes sociais!

  5. O metrô ou algum outro órgão do governo deveria fiscalizar esta obra e cobrar. Duvido se a empreiteira encarregada não está recebendo.

  6. esse consórcio maldito fez de tudo para desclassificar o outro consórcio que o metrô havia selecionado!! Atrasou a licitação, Ganhou o processo, foi selecionado e agora NÃO TRABALHA!!!!!!!!!!!
    É INACEITAVEL UMA EMPRESA DESSA FICAR IMPUNE!! Apenas Desclassificá-la não vai ser suficiente perto de tudo o que ela fez!

  7. Por falar em BYD, como será que está o andamento das obras daquele monotrilho soteropolitano na Bahia?
    Será que termina antes desta linha 17 e assim poderemos ver o veículo em funcionamento?

  8. A verdade tem que ser dita! Não existe mais empreiteiras no Brasil! tem que parar de contratar empresas Brasileiras, todos nós sabemos que muitas delas são empresas fantasmas! Infelizmente resta pagar um pouco mais caro por um serviço rápido e bem feito, Acciona é um exemplo disso, depois de anos teve que vir os Espanhóis para tentar concluir aquela obra! É uma vergonha para São Paulo… ser a maior cidade das Américas e hemisfério Sul do Planeta e ter menos km de metro do que Santiago!

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