O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina”, chegou à futura estação Água Branca, informou a LinhaUni, concessionária que irá operar a Linha 6-Laranja de metrô. A máquina de fabricação chinesa havia deixado a estação Santa Marina no final de novembro do ano passado e percorreu um trajeto de cerca de 700 metros em aproximadamente 73 dias.
Trata-se de uma média elevada de escavação diária, de 9,6 metros, bem mais veloz do que no trecho entre o SE Aquinos e Santa Marina. Desta vez a concessionária não divulgou dados oficiais sobre o trabalho, ao contrário do que ocorreu na chegada do Tatuzão Norte à estação Freguesia do Ó.
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Agora, a tuneladora deve passar por um período de manutenção e arraste até a outra ponta da estação onde está o ponto de emboque. A próxima estação a receber a visista do equipamento será SESC-Pompeia, que está sendo escavada pelo método de VCA invertido, quando a construtora prioriza as paredes e laje na superfície e então avança em direção ao subsolo.
Segundo a LinhaUni, o Tatuzão Sul já avançou 1,6 km desde o VSE Tietê, de onde havia partido em dezembro de 2021. Nesse trecho, ele instalou 756 anéis de concreto, formado por nove aduelas com cerca de 10,6 metros de diâmetro.
Já o Tatuzão Norte está sendo preparado para retomar os trabalho em solo rochoso para seguir no sentido da Estação João Paulo I.
Trilhos são entregues
A concessionária também revelou que recebeu o primeio lote de trilhos que serão usados no trajeto de 15,3 km, além de vias do pátio e de estacionamentos. Ao todo, foram entregues 1.018 trilhos que medem 18 metros de comprimento cada e que juntos pesam 1,092 mil toneladas.
Os trilhos foram entregues no Pátio Morro Grande, na Zona Norte da capital. Com 15 estações, a Linha 6-Laranja deverá ser inaugurada entre o final de 2025 e o início de 2026.
Há alguma previsão para o início das intervenções para viabilizar integração da linhas 6 com as linhas 7 e 8 na estação Água Branca? Imagino que essa intervenção vai ser bem complexa por envolver a CPTM, ViaMobilidade e a Prefeitura de São Paulo