Quase duas semanas após realizar a primeira sessão pública da licitação de supervisão de projeto de portas de plataforma da Linha 13-Jade, a CPTM revelou ter habilitado apenas o Consórcio PS, formado pelas empresas Pólux Engenharia e SMZ Consultoria em Automação e Controle.
A companhia agora irá realizar a abertura da proposta técnica no dia 17 de fevereiro, o chamado “Envelope B”. Caso o Consórcio PS mostre competência para executar o serviço e tenha a proposta técnica considerada classificada, a CPTM então analisará a proposta comercial (“Envelope C”). Segundo o edital, essa análise poderá ser feita no mesmo dia da abertura do Envelope B ou em uma sessão posterior.
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Só então se saberá se a empresa está dentro do parâmetros determinados pela licitação, que estipula uma média entre as notas da proposta técnica e comercial. A empresa selecionada terá 36 meses para executar o serviço, em que ajudará a CPTM a produzir o projeto executivo, fabricação e instalação de portas de plataforma nas três estações da Linha 13, a primeira que contará com o recurso de segurança.
A CPTM, no entanto, ainda não publicou uma licitação para contratar uma empresa para fornecer as fachadas, o que denota que o projeto talvez não seja tão prioritário.
A Linha 13-Jade era a natural primeira opção para equipar as estações da CPTM com as PSDs (Platform Screen Doors em inglês) já que por ser um ramal novo, ele está mais preparado para contar com as fachadas. Além disso, o ramal que liga o Aeroporto de Guarulhos a Estação Engenheiro Goulart é por enquanto o único a operar com o sistema ATO (Automatic Train Operation), que permite aberturas e fechamentos de portas e partidas e frenagens automatizadas.
Além disso, por ter um baixo movimento, o ramal que conta com apenas três estações é o “laboratório” ideal para que a CPTM possa testar o funcionamento das portas de plataforma. Essa experiência será importante para que no futuro seja possível estender o benefício aos outros ramais, que dependem de novos sistemas de sinalização e reformas mais profundas para contar com o equipamento.
36 meses para projetar, fabricar e colocar porta em três estações, esse prazo é razoável? Ao meu ver, é absurdo
Nenhuma empresa vai fazer só três estações em menos tempo. Esses contratos são padronizados. Tanto faz se fossem 3 ou 30 estações, o tempo é o mesmo.
As portas são importadas e nesse tempo de 36 meses está incluído ate o tempo necessário para os trâmites burocráticos da importação dos equipamentos.
Olá, Ricardo.
As estações João Dias, Vila Mendes-Natal, Varginha, Morumbi e Ipiranga com adição da linha 15 prata também terá esse equipamento?
Não porque as linhas não constam o sistema ATO.
L9-ESMERALDA terá ATO pela SIEMENS, L8-DIAMANTE terá CBTC pela SIEMENS
Sério que vão colocar as portas plataformas na Linha 13 da CPTM? A linha com demanda mais baixa da CPTM e mesmo assim vão colocar as portas plataformas nesta linha?
Isso é falta de prioridade por parte da estatal.
Deveriam estar trabalhando no projeto da expansão da Linha 13 para o bairro de Bonsucesso onde ajudará ainda mais a população, além da extensão até a estação Barra Funda.
Aparecido, justamente o contrário do que mencionou referente a linha 13 Jade.
Por ser uma linha mais tranquila o trabalho será mais fácil de fazer.
Carlos, ao seu ver é mais importante colocar as portas plataformas nas estações da Linha 13 em vez do governo do estado de São Paulo trabalhar na expansão desta linha até Bonsucesso?
Uma coisa não vai anular a outra.
L7-RUBI/L10-TURQUESA/L11-CORAL/L12-SAFIRA tem tráfego de trens de cargas, nao vão colocar tão cedo PORTAS DE PLATAFORMA naquelas linhas
L8-DIAMANTE/L9-ESMERALDA/L13-JADE são as únicas que podem receber as PORTAS DE PLATAFORMA, portão ter tráfego de trens de cargas