A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, continua com a renovação da comunicação visual de suas estações. Uma das mais recentes melhorias foi realizada na estação Santo Amaro.
Ela é uma das principais paradas da Linha 9-Esmeralda e faz integração gratuita com os trens da Linha 5-Lilás que também é operada pela mesma concessionária.
Veja também: Quase 18 meses após acidente, ViaMobilidae não retomou obras de expansão da estação Santo Amaro
A troca da comunicação visual basicamente contempla a troca de placas e informações que anteriormente possuíam a identidade visual da CPTM e que agora passam a ter o padrão definido entre as empresas de transporte sobre trilhos, unificando a comunicação.
Algumas das principais características da nova comunicação visual é a predominância da cor da linha ao invés da cor da empresa, vermelho no caso das linhas operadas pela CPTM.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O padrão tipográfico e os pictogramas, ou seja, as letras e os símbolos também foram alterados gerando melhor leitura das informações e clareza às representações, facilitando a orientação do passageiro.
A troca da comunicação visual faz parte do plano de renovação das estações que foram concedidas. Além disso, outras operadoras como o Metrô e a CPTM têm realizado de forma gradual a adequação de sua identidade visual, a fim de padronizar toda a rede de transporte sob um único modelo de comunicação.
Jandira da linha 8 – Diamante também teve a comunicação visual renovada!
Na minha visão, o ponto mais controverso dessa nova comunicação visual é o fato de algumas linhas terem cores similares e que pode causar uma certa confusão, principalmente pra turistas. A título de exemplos a L1 com a L12, a L11 com a futura L6, a L8 com a L15, a L9 com L10
Nas placas dos mapas, seja nos trens ou nas estações, tem a indicação certa de todas as linhas e suas cores, não vejo como isso poderia ser um problema.
Este padrão adotado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo é muito bom, em priorizar a cor da linha ao invés da empresa, isto facilita, além da comunicação verbal, a comunicação visual, com a priorização da cor da Linha da Estação. Quem decidiu esta mudança está de parabéns, pois todas as estações da CPTM com placas vermelhas confunde completamente os passageiros, o mesmo no metrô de São Paulo com placas todas azuis.
Ao invés de se preocupar com a sinalização visual a Via Mobilidade deveria melhorar a estrutura da Estação Santo Amaro com falta de ventilação, corredores estreitos e lotados com aglomeração de pessoas, escadas e elevadores sempre com problemas além de tratarem a população como gado com grades e megafones por todos os lados e Obras e Melhorias que é bom nada. E o Governo e o Ministério Público nada fazem …
Essas placas de Santo Amaro estão mais para a Linha 10 – Turquesa do que para Linha 9 – Esmeralda hahah