ViaMobilidade renova comunicação visual da estação Santo Amaro da Linha 9-Esmeralda

Modificação da identidade visual faz parte do plano de investimentos da concessionária. As novas placas possuem padrão unificado entre todas as operadoras de transporte sobre trilhos
Placas da estação Santo Amaro foram modificadas (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, continua com a renovação da comunicação visual de suas estações. Uma das mais recentes melhorias foi realizada na estação Santo Amaro.

Ela é uma das principais paradas da Linha 9-Esmeralda e faz integração gratuita com os trens da Linha 5-Lilás que também é operada pela mesma concessionária.

Veja também: Quase 18 meses após acidente, ViaMobilidae não retomou obras de expansão da estação Santo Amaro

A troca da comunicação visual basicamente contempla a troca de placas e informações que anteriormente possuíam a identidade visual da CPTM e que agora passam a ter o padrão definido entre as empresas de transporte sobre trilhos, unificando a comunicação.

Algumas das principais características da nova comunicação visual é a predominância da cor da linha ao invés da cor da empresa, vermelho no caso das linhas operadas pela CPTM.

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O padrão tipográfico e os pictogramas, ou seja, as letras e os símbolos também foram alterados gerando melhor leitura das informações e clareza às representações, facilitando a orientação do passageiro.

A troca da comunicação visual faz parte do plano de renovação das estações que foram concedidas. Além disso, outras operadoras como o Metrô e a CPTM têm realizado de forma gradual a adequação de sua identidade visual, a fim de padronizar toda a rede de transporte sob um único modelo de comunicação.

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  1. Na minha visão, o ponto mais controverso dessa nova comunicação visual é o fato de algumas linhas terem cores similares e que pode causar uma certa confusão, principalmente pra turistas. A título de exemplos a L1 com a L12, a L11 com a futura L6, a L8 com a L15, a L9 com L10

    1. Nas placas dos mapas, seja nos trens ou nas estações, tem a indicação certa de todas as linhas e suas cores, não vejo como isso poderia ser um problema.

  2. Este padrão adotado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo é muito bom, em priorizar a cor da linha ao invés da empresa, isto facilita, além da comunicação verbal, a comunicação visual, com a priorização da cor da Linha da Estação. Quem decidiu esta mudança está de parabéns, pois todas as estações da CPTM com placas vermelhas confunde completamente os passageiros, o mesmo no metrô de São Paulo com placas todas azuis.

  3. Ao invés de se preocupar com a sinalização visual a Via Mobilidade deveria melhorar a estrutura da Estação Santo Amaro com falta de ventilação, corredores estreitos e lotados com aglomeração de pessoas, escadas e elevadores sempre com problemas além de tratarem a população como gado com grades e megafones por todos os lados e Obras e Melhorias que é bom nada. E o Governo e o Ministério Público nada fazem …

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