Além de entregar mais trens novos nas próximas semanas, a CPTM prepara uma novidade para a Linha 7-Rubi, um trem expresso entre as estações Pirituba e Barra Funda. A informação, ainda não confirmada, circula em redes sociais.
O projeto é semelhante ao que a empresa implantou na Linha 10-Turquesa entre as estações Tamanduateí e Santo André, ou seja, apenas uma composição circulando por uma via secundária, ida e volta. No caso da Linha 7, essa via pode ser utilizada entre as duas estações aliviando a demanda em horários de pico.
Ainda não há detalhes sobre frequência mas, pela distância entre as duas paradas, de cerca de 8 km, deverá ser inferior ao praticado na Linha 10, cuja distância é maior (quase 10 km) e inclui uma parada em São Caetano – no caso da linha Rubi, três estações serão evitadas no percurso.
Em Barra Funda, há hoje uma plataforma disponível para receber o trem, a de número 6. Com a maior disponibilidade de composições graças à entrega das novas série 8500 e 9500, os usuários podem ganhar um tempo considerável no deslocamento – apesar de ainda existir uma passagem de nível na altura da estação Água Branca que obriga os trens a parar por alguns minutos.
A novidade pode ser anunciada na próxima entrega de trens que deve acontecer em breve.