Por R$ 150 milhões, Consórcio SP L16 é selecionado pelo Metrô para projeto da Linha 16-Violeta

Companhia analisou propostas de três consórcios nesta terça-feira, 7, que chegaram até a R$ 179 milhões. Um quarto consórcio acabou desclassificado e sua proposta mantida lacrada
O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)
O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)

A licitação que dará ao origem ao contrato para realizar o anteprojeto de engenharia, projeto básico e estudo ambiental da inovadora Linha 16-Violeta já tem um consórcio escolhido. O Metrô analisou as propostas técnicas e comerciais de três grupos nesta terça-feira e apontou o Consórcio Projetista SP L16 como vencedor da concorrência.

A proponente, que reúne as empresas Systra Engenharia e Consultoria, GPO Sistran Engenharia, Outec Engenharia, Geocompany Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente, SMZ Consultoria em Automação e Controle, Copem Engenharia e Prime Engenharia e Comércio, propôs um valor de R$ 149,9 milhões para realizar o serviço enquanto o Consórcio Sener Setepla-Egis-Setec-Future Motion-Walm pediu R$ 174,5 milhões e o Linha 16 Violeta – MNEPII, R$ 178,6 milhões.

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Um quarto participante, o Consórcio STEMM – Linha 16, havia sido desclassificado e por isso o envelopoe com sua proposta foi mantido lacrado – o Metrô não deu detalhes na ata da sessão sobre os motivos da desclassificação.

O Consórcio Projetista SP L16 não apenas fez a proposta mais barata, mas também sagrou-se o que teve a melhor proposta técnica apresentada, com 855,8 pontos, segundo a análise da comissão de licitação do Metrô. Agora a empresa tem até sexta-feira, 10, para apresentar as planilhas de preços e serviços e documentos de habilitação.

O Metrô de São Paulo utilizou como referência a Linha 9 de Barcelona para conceber algunas ideias da Linha 16

Apesar da seleção, é preciso aguardar por possíveis recursos administrativos de outros concorrentes e que podem protelar a assinatura do contrato. Caso isso não ocorra, o consórcio terá então 52 meses para realizar o serviço, o que deve levar o projeto a ser concluído por volta de 2027.

Nesse meio tempo, entretanto, o Metrô receberá os dados levantados de forma gradual, o que permitirá que um possível lançamento de uma concessão para construção e operação do ramal ocorra até o final da década.

Por enquanto, a Linha 16-Violeta não é citada entre as prioridades da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem elencado as linhas 19-Celeste e 20-Rosa como objetivos principais, além da Linha 22-Marrom.

O projeto diretriz da Linha 16 é o mais ousado e inovador já proposto pelo Metrô. Com 32 km e 23 estações, ele pretende ligar a região dos Jardins com boa parte da Zona Leste, chegando a Cidade Tiradentes.

Para torná-lo mais barato e eficiente, estão sendo estudadas algumas técnicas e equipamentos inéditos como o uso de uma tuneladora de grande diâmetro que escavaria o corpo das plataformas, um traçado com aclives e declives mais acentuados para reduzir a profundidade das estações e a adoção de elevadores de alta capacidade.

Veja também: Conheça a estação Santa Marcelina, da Linha 16-Violeta

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16 comments
  1. Neste caso do lançamento desta Linha 16-Violeta ainda tem que o motivo fútil alegado para lança-la em paralela a Linha 15-Prata à exemplo que está acontecendo com a Linha 20-Rosa em paralelo com a Linha Integradora-710, com terminação em Santo André e passagem pela Lapa é o que segundo eles próprios planejadores a Linha 15-Prata não suportaria a demanda para ser finalizada em cidade Tiradentes, ficando comprovado que estes planejamentos técnicos são contestáveis e refutáveis.
    Quem concluiu que a Linha 15-Prata está saturada foram os próprios “estudos profissionais” por “especialistas” de empresas de consultoria em engenharia esquecendo-se de consultar a POPULAÇÃO de verdade além de um recalculo das recentes reduções das demandas, e da planilha atualizada Pesquisa Origem Destino das Linhas Metropolitanas de São Paulo de 2022 é uma ferramenta fundamental na hora de definir a diretriz dos investimentos, que já precipitadamente os mesmos lançaram em paralela mais uma Linha colorida a 16 Violeta finalizando na Cidade Tiradentes.

    O que é paradoxal nesses múltiplos projetos principalmente do Metrô é que além de nunca saírem do papel, os escritórios de engenharia que elaboram os projetos é que são beneficiados, nunca avançam e quando tem novidades é sempre da procrastinação e adiamento. O conselho para a gestão seria focar na gestão das obras paradas e em andamento, pois estas possuem reais possibilidades de se tornar exequíveis. Direcionar energia e recursos financeiros para o que já estão iniciadas e incompletas e são muitas, seria forma mais assertiva para pensar em linhas que nem do papel saíram.

    1. Poderiam passar próximo a Mateo Bei seguindo pro parque do Carmo a região não é atendida pelo monotrilho 15 prata que está longe esse tracado tb atenderia a população da cidade líder e Itaquera Parque do Carmo.

  2. essa linha vai demorar muito ainda acho que se sair as obras só começam depois de 2036 e olhe lá em 2030 não vejo esta linha começando as obras mesmo.
    visto que linha 20 e linha 19 estão na frente de prioridades.

  3. Essa linha nunca vai sair do papel. Poderiam expandir a L6 até a ZL e a acciona já se mostrou competente. Se começassem expandir a linha a partir de são joaquim em 2026/2027 até 2033 o trecho completo estaria pronto.

  4. Ao invés de fazer esta nova linha seria melhor estender a linha em direção ao leste a partir de São Joaquim. Isto economizaria tempo e dinheiro porque não será preciso fazer um novo pátio para os trens.

    1. Claro que é preciso, o pátio morro grande não é tão grande assim não, e uma linha extensa precisa de dois pátios no mínimo pro fluxo e headway q a demanda pede

  5. Essa linha passar tão próximo da estação Itaquera e não fazer ligação com a mesma, será um erro que ficará marcado na história! Esse pequeno acréscimo no percurso faria toda a diferença! Ia aliviar bastante a tensão do eixo da linha vermelha e CPTM na Radial Leste

    1. Mas tem a L-14 vai passar por Itaquera e vai ser subterrânea, talvez por isso não ia dar pra colocar mais uma linha

  6. Complementando o comentário anterior, essa falta de ligações entre as linhas na zona leste, demonstra total falta de sensibilidade dos planejadores, como se o único objetivo de deslocamento de quem mora na zona leste, fosse chegar ao centro da capital, ignorando os deslocamentos dentro da própria região. Linha vermelha, violeta e prata vão seguir em paralelo em uma distância “infinita”, onde a única ligação será dada pela linha verde, que já virá totalmente sobrecarregada, transportando toda a população de Guarulhos para a capital….

    1. A L2 não será a maior carregada pela população de guarulhos, esse é o papel da L19 não da L2, e atualmente o maior deslocamento da ZL é pro centeo e não dentro da própria ZL, se a demanda local fosse maior a L3 e L11 não estaríamos tão cheias

      1. “A L2 não será a maior carregada pela população de guarulhos, esse é o papel da L19 não da L2”:

        Concordo também!

        Mas a “turminha” sem noção do Tarcísio pensa justamente o contrário! Aff…

        Assim como o “padrinho político” dele também queria ser do contra em tudo, como, por exemplo, na gestão da pandemia e as vacinas.

        Lamentável…

  7. “A L2 não será a maior carregada pela população de guarulhos, esse é o papel da L19 não da L2”:

    Concordo também!

    Mas a “turminha” sem noção do Tarcísio pensa justamente o contrário! Aff…

    Assim como o “padrinho político” dele também queria ser do contra em tudo, como, por exemplo, na gestão da pandemia e as vacinas.

    Lamentável…

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