Como o blog havia cravado no distante mês de fevereiro, parte das estações em obras da Linha 5-Lilás prometidas pelo governador Geraldo Alckmin para 2017 só serão entregues no ano que vem. É o que reconheceu Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos, pasta que comanda o Metrô, a CPTM e a EMTU, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
Segundo ele, as seis estações que Alckmin pressionava para entregar até dezembro só serão abertas e de forma parcial a partir de 2018. A ordem, segundo Pelissioni, é a seguinte:
Janeiro de 2018 – Estação Eucaliptos (em frente
ao Shopping Ibirapuera)
Fevereiro de 2018 – Estações Moema, AACD-Servidor
e Hospital São Paulo
Abril de 2018 – Estações Santa Cruz (ligação com a
Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (conectada à Linha 2-Verde)
O novo cronograma é mais coerente com a evolução das obras, acompanhada de perto pelo blog, porém, ainda obedece ao calendário eleitoral de 2018. Até abril, o governador pode participar de inaugurações de sua gestão – após isso precisará se descompatibilizar do cargo para concorrer à presidência, como deseja.
De acordo com o secretário, problemas com os fornecedores impediram que o cronograma original fosse cumprido. No lote que envolve as estações Moema e Eucaliptos a dificuldade envolve um poço de ventilação entre elas, já em Santa Cruz e Chácara Klabin, construídas por um consórcio que inclui a Odebrecht, é o trabalho de acabamento que teria causado o atraso. Como os recursos acabaram, o Metrô precisou relicitar a finalização dessas estações para outro consórcio.
Na semana passada, durante a reabertura da Galeria Borba Gato, Pelissioni conversou com o Metrô CPTM e já adiantava que as seis estações poderiam atrasar, mas que isso só seria definido no final do mês. E tudo leva a crer que a estratégia de abertura com trabalhos por fazer será repetida, como no caso das três primeiras estações. Em vídeo divulgado pelo Metrô, já se nota que as estações Moema e Eucaliptos abrirão sem as portas de plataforma que só deverão ser instaladas futuramente.
Mesmo que as datas fornecidas desta vez sejam cumpridas, o blog alerta mais uma vez que se tratam de aberturas parciais, ou seja, com operação restrita a horários e poucos trens. A abertura comercial do novo trecho por completo só deve ocorrer no segundo semestre, a princípio. Só aí a população que circula pela Zona Sul sentirá os efeitos benéficos da expansão da Linha 5.
E a estação Jardim Ângela, existe chance de ser aberta algum dia?
Mauro, a extensão da Linha 5 até Jardim Ângela ainda está numa fase de projeto inicial. Sendo bem realista, melhor não esperar por ela nos próximos cinco anos.
Mauro, também moro nesta região, mandei email para o metrô e eles disseram que a prioridade é terminar a linha are a chacara klabin. Caso se fizer algum estudo novamente na região pois l precisa e muito do metrô deve começar em 2019 , com o próximo governador mas eles disseram no email que não tem pre visão.
o governo estipulou a data da nova estação jd. ângela qdo o palmeiras for campeão mundial.
a situação da estação jardim Angela e a mesma da estação Taboão da Serra depois da inauguração em 2019 sera feita uma nova licitação para o trexo de 3 km davila sonia ate a praça central de Taboão da Serra e sera concluida ate 2022 e tanhamos conciencia que o tramimite licitatorio e muito complicado e so uma das concorrente entrar com um processo para atrazar tudo e muito complicado uma obra dessa mais que vai ser feita isso vai pode acreditar e a unica saida para voces do ANGELA COMO NOS AQUI NA SUDOESTE.OBRIGADO
Ola Boa tarde
Gostaria de saber quando o Parque das bicicletas irá ser reaberto na totalidade tendo em vista que as obras nesta área ja acabaram e a previsão era novembro 2017.
Obrigado
O Parque das Bicicletas me parece pronto.. acho que inauguram em 25/Jan.