O avanço da construção da Linha 6-Laranja causa situações a que não estamos acostumados no Brasil, relatar marcos atingidos bem antes do que se imaginava. Foi o que aconteceu nos últimos dias quando a Acciona, empresa responsável por sua construção, realizou as primeiras concretagens da laje de fundo da estação São Joaquim.
Isso significa que a construtora já chegou ao nível da plataforma da estação, que fará a ligação com a Linha 1-Azul, operada pelo Metrô. Até aqui nada surpreendente não fosse o fato que São Joaquim será a última estação a ser “visitada” por um tatuzão, a imensa máquina que escava e monta os túneis por onde os trens trafegarão.
Como se sabe, a tuneladora sul, a primeira a partir, encontrava-se sendo preparada para retomar suas atividades a partir da estação Água Branca, em direção a SESC-Pompéia. Ou seja, ela ainda passará antes por Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis (a mais atrasada delas) e Bela Vista, antes de derrubar a última parede em São Joaquim.
Não é possível precisar uma data para que isso ocorra já que há muitos fatores que influenciam o avanço do tatuzão, mas é razoavelmente seguro dizer que o equipamento deverá chegar a São Joaquim entre o final do ano que vem e o começo de 2025. Portanto, são cerca de dois anos pela frente em que o canteiro de obras poderá esperar pela passagem do TBM, como é chamada na sigla em inglês (Tunnel Bore Machine, Máquina de Escavação de Túneis).
A Acciona tem ainda muito trabalho pela frente, é verdade. Pelas imagens que circulam nas redes sociais, a empresa deve iniciar a escavações dos túneis de plataforma, além de construir os mezaninos de acesso e também de ligação com a estação da Linha 1-Azul.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Aliás, essa é a grande preocupação nesse trecho do projeto, se de fato o Metrô conseguirá fazer sua parte para conectar a Linha 1 à Linha 6 a tempo da inauguração. A companhia estadual está em vias de licitar a obra civil de adequação da antiga estação. A sessão de entrega de propostas está marcada para o final deste mês.
Seria curioso se a própria Acciona participasse e vencesse o leilão, o que facilitaria a implantação. Um caso parecido com o que ocorreu na construção da estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda. Lá, a empresa privada que bancou o projeto selecionar a construtora Telar, que mais tarde também venceu a licitação de modificação das vias e instalação da alimentação aérea do ramal.
Pra mim seria muito estranho se a Coesa vencesse a licitação de adequação da estação São Joaquim, haja vista a ineficiência desta empresa no que tange a obras de metrô (vide o caso com a Linha 17 Ouro).