As escavações dos túneis da Linha 6-Laranja em direção à São Joaquim ‘empacaram’. O Tatuzão Sul, equipamento que foi inundado por esgoto há pouco mais de um ano, está parado na estação Água Branca desde o dia 6 de fevereiro, portanto, há 50 dias.
Embora seja normal que a máquina faça intervalos a cada trecho escavado, a visita em Água Branca já acumula um tempo muito longo – como comparação, o tatuzão ficou parado em Santa Marina por cerca de três semanas apenas.
Segundo informações atribuídas à funcionários do ramal, o TBM (Tunnel Bore Machine, ou Máquina de escavar túneis) está parado aguardando peças de reposição para a roda de corte, a parte frontal do equipamento.
O site consultou a Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, que desmentiu a afirmação. “Não há quaisquer problemas com a roda de corte da tuneladora em questão. No momento, o equipamento está em manutenção para seguir com o trabalho de perfuração assim que possível.”
Grande parte da extensão de 15,3 km da Linha 6 será aberta pelos dois tatuzões adquiridos pela antecessora da Linha Uni, a MoveSP. As máquinas foram encomendadas de uma fabricante franco-chinesa e produzidas na China. O grupo, no entanto, se desfez enquanto o governo do estado tentava repassar a concessão do ramal para outra empresa.
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A Acciona tem como meta atingir uma velocidade média de avanço dos túneis de 12 metros na tuneladora sul e nove metros na tuneladora norte, que escava em rocha. A empresa tem cerca de dois anos para concluir as vias do ramal que ligará a Brasilândia a São Joaquim.
Isso porque a previsão é que a Linha 6 seja aberta entre o final de 2025 e o começo de 2026. Para que isso seja possível, é necessário liberar os túneis para instalação de equipamentos e sistemas com vistas aos testes com os trens da Alstom.
parou porque, porque parou ?? deste jeito esta linha vai ficar pronta somente em 2027 ou 2028 ?? populaçao precisa de mais linhas de METRO em Sao Paulo prontas e operando na maior cidade da America Latina !!
Absurdo também o atraso nas obras de expansão da Estaçao Santo Amaro que integra o METRO linha 5 a CPTM linha 9, tudo parado por lá faz muitoooo tempo !
Porque ele parou? O que aconteceu? Espero que ele volte a operar logo para as obras voltarem a ocorrer… Poderiam fazer uma reportagem sobre isso em comparação com as obras da expansão da linha verde e o monotrilho da linha ouro. Tbm gostaria de saber como andam os projetos de autorização para começarem a construir a linha 20 rosa.
Necessária é a divulgação dos custos operacionais desse equipamento em funcionamento e o ônus da sua manutenção inativo e se o contrato de locação prevê anuência do aluguel correspondente ao período inativo.