A CPTM divulgou nesta quinta-feira (30) o extrato do oitavo termo aditivo para o contrato de serviços de engenharia especializada para fornecimento e instalação de sistemas de sinalização CBTC para as linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
O contrato, que atualmente está sob a responsabilidade do Consórcio Turquesa formado pela Siemens Mobility Soluções de Mobilidade Ltda. e Siemens Rail Automation S.A., foi prolongado em mais 33 meses.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além disso, o documento recebeu uma série de acréscimos e decréscimos em seu escopo. A somatória de todas as modificações contratuais resultaram no decréscimo de €167.986,53, o que equivale à R$ 935 mil.
Dentre os itens de maior destaque estão:
- Remoção dos dispositivos de localização e rastreamento de locomotivas e veículos auxiliares
- Remoção do projeto para troca de informações entre CCO L10 e CCO L7
- Acréscimos em “houses” e novo equipamento de TI, bem como em sistemas intertravados e interfaces correspondentes
- Remoção de circuitos de via para acesso de trens da Linha 12 ao pátio de Eng. São Paulo e estacionamento Brás
Dentre as mudanças mais significativas para a operação está a remoção do projeto que permitiria a troca de informações entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, mais uma vez confirmado a tendência para a extinção do serviço 710 por decorrência da concessão da Linha 7-Rubi.
No que se refere ao prazo de 33 meses para a realização do projeto, serão realizadas as seguintes atividades no período proposto para as Linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
- Projeto executivo
- Fornecimento e implantação de Sistema de Sinalização e Controle – SSC
- Fornecimento e implantação de Sistema de Controle Centralizado – SCC
- Fornecimento e implantação de Sistema de Telecomunicação (transmissão óptica) – STO
- Operação Assistida
O projeto é fundamental para que a oferta de trens nas duas linhas possam aumentar, ao mesmo tempo que a redução do intervalo poderá ser promovida através de um sistema de blocos moveis.
O melhor serviço da CPTM em 30 anos é o linha 710, é uma puta sacanagem tal serviço ser finalizado por conta de concessão… lá vamos nós voltar a fazer 38 baldeações para chegar na estação Água Branca…
CPTM é especialista em largar projetos pela metade! Quem se lembra da saudosa “Integração Centro”, proposta, salvo engano, na primeira gestão do Alckmin e engavetada pelo Serra? O ideal seria tornar as estações centrais (Luz, Barra Funda e Brás) apenas pontos de passagem e integração, e não paradas terminais, e integrar as linhas que passam por essas paradas. Desta forma o fluxo seria pulverizado por todo o sistema. Já que sonhar não custa nada, além do serviço 710, eles também poderiam criar o 811, ou o 812. Quem sabe em 2050?
8 e 11 tendo duas empresas diferentes, sentidos diferentes (11 usa mão inglesa) e tendo que atravessar a linha 7/10 pra se conectarem, isso não vai rolar tão cedo.
Para o atual governador loquaz Tarcísio de Freitas, a prioridade são as concessões atabalhoadas com enorme dispêndio para o Estado conforme já demonstrados por inúmeros sites, inclusive este, não se importando se as consequências técnicas de qualidade, rapidez, conforto e mobilidade irá prejudicar os usuários, (vide a Linha 18-Bronze) pois até chegou a comentar durante a campanha eleitoral em uma típica declaração para enganar trouxas e desavisados que nunca são consultados, que encerraria o contrato caso a ViaMobilidade não resolvesse os problemas frequentes!
Que “Replanejamento da rede de transportes e promover maior qualidade aos deslocamentos minimizando o número de transbordos pode ser possível se uma gestão unificada for adotada no âmbito dos transportes coletivos” ridículos é este em que se deseja fazer a concessão da Linha-7 Rubi para um grupo que se tem mostrado incapaz e despreparado de gerenciar linhas mais simples, e continuaria com os cargueiros da MRV, além de extinguir a Linha Integradora-710 comprovadamente a Linha de maior demanda superior em 21% a Linha 11-Coral (dados de 2017), se interconectando diretamente com TODAS as Linhas do Metrô e CPTM sem exceção, e em contrapartida esdruxula se planeja construir a Linha-20 Rosa em paralelo com finalização no mínimo para vinte anos com terminais na Lapa e em Sto André por conta de uma concessão de um TIC para Campinas com baixíssima demanda semelhante a atual Linha 13-Jade!
A Linha Integradora-710 metropolitana possui “loopings” totalmente independentes, portanto as interferências de uma não bloqueia a circulação e não interfere na outra e nem abaixa o desempenho das provenientes do Alto Tiete, principalmente da Linha-11 Coral linha está que já ultrapassou em muito o limite de saturação com 7,1 passageiros por m², quando no máximo seria 6,0 p/ m², além de serem mantidos os cargueiros e prolongando até Barra Funda só irá agravar a lotação, pois elas não são concorrentes pois não utilizam as mesmas vias, é exatamente o oposto daquela informação inconsistente que aquele comentarista bajulador das concessões passou, pois com a chegada da Linha 2-Verde na Penha ela fará justamente a função de redistribuir o fluxo pendular de passageiros nas integrações, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas adaptadas sem fundamentos plausíveis, pois interpenetrar em “Y” a Linha 13-Jade na 12-Safira e novamente na 11-Coral que possuem cargueiros e prejudicando o funcionamento de ambas é uma insensatez incomensurável, visto que a Linha 13 não previa em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas e mantidos os cargueiros da MRV na área central.
Importantíssimo para a CCR seccionar as linhas, haja vista que ela recebe uma tarifa por linha. Vai chegar um dia que ela operará todas as linhas da CPTM, além das linhas 4 e 5. Aí pagaremos uma tarifa por viagem e ela receberá algumas vezes esse valor.
Muito bom para a CCR e não para o estado. Privatiza que melhora, vide linhas 8 e 9 rsss