Na última sexta-feira (31), durante o evento de celebração dos cinco anos da Linha 13-Jade, a CPTM anunciou que os agentes de segurança ferroviários passarão a utilizar câmeras corporais, as chamadas bodycams.
A compra das novas câmeras corporais tem como principal objetivo melhorar as condições de segurança e realizar a gravação de todas as abordagens a serem realizadas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A ideia é que os agentes de segurança estejam com o equipamento em modo stand-by durante o serviço. No momento em que uma abordagem é realizada, o equipamento é ativado e passa a gravar toda a ação.
O gerente de segurança da CPTM, Iran Figueiredo Leão, afirma que o sistema traz repercussão positiva. “Esperamos um efeito civilizador dentro do sistema. Queremos que o uso da câmera pelos nossos agentes ajude a coibir práticas proibidas no sistema, como comércio ambulante, desacato e até outros crimes mais graves” .
A compra das câmeras corporais foi realizada pelo valor de R$ 421 mil. Ao todo foram adquiridas 160 câmeras e 12 bases para recarga e download de dados de filmagem.