A CPTM está realizando as obras de modernização e acessibilidade da estação Engenheiro Manoel Feio da Linha 12-Safira. Esta é a primeira estação na cidade de Itaquaquecetuba a receber obras de melhorias.
O relatório de empreendimentos da CPTM mostra novas imagens do avanços das obras da estação que tem previsão de ser entregue no segundo semestre de 2023, após investimentos de R$ 31 milhões.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Neste momento estão sendo realizados trabalhos dentro da estação e também na parte externa. Na parte interna está sendo realizado o prolongamento da plataforma 2 e 3 com a montagem de estruturas e armação da laje.
Essa plataforma contará futuramente com um elevador que permitirá a transposição para a plataforma 1 de forma totalmente acessível e facilitada.
Na parte externa da estação estão em curso as obras para a construção do novo bicicletário. O instrumento permitirá maior acessibilidade por parte dos passageiros que utilizam o modo de transporte como forma de se deslocar até a estação.
Também está em fase de construção o novo reservatório de água. Geralmente a CPTM trabalha em suas estações mais modernas com um sistema que permite captar água para reuso que são utilizadas nas funções de limpeza e também nos sanitários.
Muita gente que viu ou ainda vê o render de Manoel Feio quanto à sua reconstrução total onde ela ficaria parecida com Suzano, acha que é por esse processo construtivo que a estação está passando. Estão enganados, depois de concluídas apenas as obras de adequação funcional esse pessoal vai se decepcionar, mas o importante é a estação ser acessível e várias estações ferroviárias até do dito primeiro mundo, tirando algumas centrais e de integração com diversos outros modais, são muito mais simples até do que diversas da CPTM de padrão metroviário, mas muitos aqui querem monumentos arquitetônicos até em estações de baixa demanda!
Não precisa ser monumento arquitetônico em baixa demanda. Basta que tenha escadas rolantes, elevadores e que quem estiver dentro da estação não tome chuva, coisa que ocorre em muitas da estações que só tem a plataforma coberta.
A cobertura das estações só são projetadas pra chuvas sem ventania, mesmo q a estrutura se estendesse pra via também ainda existiria esse problema, pra impedir as plataformas de receberer qualquer chuva de vento seria necessário uma área geralmente até maior doq a faixa de domínio da cptm, então na prática o máximo que se pode ter é ser toda coberta só a plataforma mesmo
31 MILHÕES,com essa grana dava pra derrubar e fazer uma nova,até agora não tem nada de melhorias,só mudou a plataforma de lugar,continua do msm jeito de 3,4 anos atrás,e pelo andar das obras não vai sair disso
Não é pedir demais,só copiar a estação do Romano,uma estação coberta q ajuda e muito nos dias chuvosos,o povo só quer algo melhor no dia dia
Enquanto isso as estações de Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi e Estudantes aguardam por longa data recebimento de melhorias que, só Deus sabe quando serão implantadas ao passo que todas as demais da linha 11 encontram-se reformadas.
Seria falta de representativo político na região do Alto Tietê que faz a CPTM desrespeitar o usuário?
Eu quero saber quando irão reformar a estação do Aracaré…..pois tem o número alto de usuários ( muito mais que certas estações perto do centro da capital) e está numa precariedade total!!
Infelizmente não terá a instalação das escadas rolantes , será apenas uma reforma e não modernizaçoes , estas estações de trem aqui de Itaquaquecetuba tem mais d 50 anos e é uma vergonha , é muito atraso pra uma só cidade !