ViaMobilidade divulga projetos de reforma em cinco estações da Linha 8-Diamante

Contrato de concessão estabelece melhorias em diversas estações do ramal. Dentre os destaques estão as estações Lapa, Imperatriz Leopoldina, Comandante Sampaio, Santa Terezinha e Sagrado Coração
Estação Imperatriz Leopoldina em obras (Jean Carlos)
Estação Imperatriz Leopoldina em obras (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, apresentou em 7 de abril uma série de vídeos mostrando a reforma de algumas das estações da Linha 8-Diamante.

O ramal é o que conta com estações mais antigas e algumas delas com poucos itens de acessibilidade. As reformas fazem parte do contrato de concessão que prevê que todas as paradas sejam dotadas de itens de acessibilidade universal.

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Estação Lapa

A estação Lapa da linha 8-Diamante foi construída pela Fepasa nos anos 70. Para melhorar as condições de acessibilidade da estação deverão ser implantados dois novos elevadores e uma passarela exclusiva para os passageiros que usarem o novo equipamento.

Um novo bloqueio acessível deverá ser implantado. As escadas deverão contar com novo conjunto de corrimãos e canaletas para facilitar o deslocamento de bicicletas. Rotas táteis deverão ser implantadas.

O vão entre o trem e a plataforma será reajustado. Atualmente esse é uma dos principais problemas existentes na estação.

Estação Imperatriz Leopoldina

A estação Imperatriz Leopoldina deverá ganhar três novos elevadores, um bloqueio acessível, nova bilheteria e também um bicicletário, permitindo uma melhor integração aos ciclistas.

A passarela existente deverá receber cobertura além de nova iluminação. Rotas táteis deverão ser implantadas e as plataformas adequadas para reduzir o vão existente.

Estação Comandante Sampaio

A estação Comandante Sampaio no município de Osasco é uma das mais robustas da Linha 8-Diamante. Dada suas dimensões, as intervenções serão maiores nesta parada.

A reforma deverá incluir a implantação de três novos elevadores, seis escadas rolantes além corrimãos nas escadas de acesso ao mezanino.

Os sanitários deverão passar por revitalização e incluirão novas áreas dedicadas para pessoas com deficiência. As melhorias gerais como piso tátil, acabamento na estrutura de concreto e cobertura também passarão por revisão e adequação.

Estação Santa Terezinha

A estação Santa Terezinha, localizada em Carapicuíba, é uma das mais precárias da Linha 8-Diamante. O site acompanhou parte das obras da estação ainda no ano de 2022.

As melhorias incluem a cobertura e iluminação da passarela de acesso a estação, melhoria na integração com o transporte por ônibus, e ampliação do prédio operacional que passará a contar com novos banheiros, salas para funcionários e sala técnica.

Estação Sagrado Coração

Na estação Sagrado Coração, localizada na cidade de Jandira, a estação deverá ganhar dois novos elevadores e sanitários acessíveis.

A estação, que atualmente conta com uma grande extensão de plataforma exposta, deverá receber uma nova cobertura, assim como os acessos. Nova iluminação e bilheteria serão implantadas.

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  1. Alguém saberia informar porque a maioria das estações (mesmo as que tem plataformas laterais) não possuem cobertura sobre a linha férrea? em dias de chuva ou frio, os passageiros sofrem nessas estações…

    1. O custo -beneficio para o passageiro é muito baixo. Ninguém sofre por ficar 10 minutos numa plataforma aguardando trem.

  2. Estação Lapa? Cadê o governo ou um
    Questionamento da empresa para não realizar gastos com uma estação que já existe um plano de unificação. Desperdício de dinheiro.

      1. Pensa comigo: Lapa já tem um projeto básico e a tal concessão da Rubi, supondo que consigam licitar as obras da estação no ano que vem, as duas Lapas terão intervenção e podem ser demolidas. Todo esse trabalho de reforma será jogado no lixo.
        Só vão gastar dinheiro à toa.

  3. Pois é, na Lapa no máximo deveriam fazer um ajuste no vão entre os trens e as plataformas, pois essa já tem planos de unificação com a Linha 07, sendo que as estações que mais precisam mesmo são a Antonio João que tem que ser totalmente reconstruída de acordo com os antigos projetos da CPTM e General Miguel Costa, pois essa teria que ser totalmente modernizada e integrada fisicamente ao Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, além de obras de drenagem no local para evitar alagamentos!
    Essa ViaMobilidade só sabe operar precariamente as linhas e desperdiçar dinheiro, pois Osasco é muito mais importante que a vazia Comandante Sampaio e é a que precisa de mais intervenções para finalizar as obras que foram abandonadas por lá, há muito o que fazer na Linha 08 e a empresa tem que deixar de ser desleixada e tirar todo o mato das vias e dos entornos das estações!

    1. Na vdd não é bem assim sobre comandante sampaio, a estação recebe muitos passageiros e no pico da manhã todos se concentram nos primeiros carros por ser as únicas escadas disponíveis de entrada na estação, realmente não é necessário uma mudança grande de estrutura, mas precisa sim ser adequada pra sanar esse problema que existe mesmo quando a frequência de trens era melhor durante a gestão da cptm

  4. Entendo que não seria o papel este site, mas vocês fazem um excelente trabalho quanto ao acompanhamento dos trabalhos da rede ferroviária de São Paulo.

    Gostaria de sugerir um tópico: se fosse possível abordar sobre a expansão da Metrofor, especificamente sobre a Linha Leste e do VLT Aeroporto.

    Abraços.

  5. Porque vcs não fazem reforma da estação Antônio João?não tem banheiro e nem bilheteria no sentido Júlio prestes…o vão entre o trem e a plataforma é um abismo…não tem passarela….se precisar ir ao banheiro,o guarda manda vc descer em outra estação no sentido sp… cobertura só em 1/3 da estação… enquanto isso nas estações que mais dão visibilidade,tudo moderno…até parece q são usuários diferentes… estação Santa Terezinha…o ponto de ônibus q antes era perto da estação,agora ficou uns 300 metros mais longe…essa é a acessibilidade q temos no nosso país…

    1. Qualquer reforma de estação dependerá também de autorização do município onde a estação fica localizada. Algumas prefeituras liberam rapidamente e as obras saem. Outras demoram ou nem liberam até conseguirem alterar os projetos.

      Já reparou que só uma cidade não liberou as obras?

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