Metrô aplica modelagem tridimensional em projeto da Linha 19-Celeste

Pátio Vila Medeiros, saídas de emergência e até o traçado da linha vem sendo modelados por meio do processo BIM. Outras ferramentas tecnologias estão dando apoio técnico ao projeto de ligará o Bosque Maia ao Anhangabaú
Patio Vila Medeiros modelado em BIM (Metrô SP)
Pátio Vila Medeiros modelado em BIM (Metrô SP)

O projeto da Linha 19-Celeste é o primeiro do Metrô que está sendo concebido desde o princípio com modelagem de elementos em 3D. O BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção) permite não só uma melhor visualização das construções, mas a integração entre diversas áreas.

A ideia é que, através da modelagem de dados e informações, seja possível com que as áreas de arquitetura, engenharia e operação possam observar os detalhes das construções e realizarem ajustes antes de o projeto ser de fato implantado.

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Segundo o Relatório Integrado de 2022 do Metrô, além das estações, toda a via permanente é modelada de forma que possam ser verificadas suas características horizontais e verticais. Isso possibilita uma otimização do traçado.

Nas estações Anhangabaú e São Bento foram realizados mapeamentos com a tecnologia Laser Scan, que permite a formação de uma nuvem de pontos tridimensionais.

VSE modelado em BIM (Metrô SP)
VSE modelado em BIM (Metrô SP)

Essa nuvem de pontos serve basicamente para se ter o chamado “as built”, ou seja, as informações mais recentes dos projetos que servirão, neste caso, de base para os trabalhos de integração entre linhas.

A utilização de drones também tem sido empregada para a realização de levantamentos planialtimétricos. Estes equipamentos também possuem sensores a laser.

Alguns exemplos de aplicação prática são a modelagem de VSEs (Ventilação e Saída de Emergência) e o Pátio Vila Medeiros que já possui uma versão virtual em três dimensões.

Espera-se que esse trabalho resulte em economia de custos e numa implantação mais célere das obras.

Estações e traçado modelado em BIM (Metrô SP)

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7 comments
  1. Deveriam expandir a linha 19 até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 e até Brigadeiro para integrar com a linha 2 e passando debaixo da avenida Brigadeiro menos linhas de ônibus poderiam deixar de passar, o que irá melhorar o trânsito.

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