Na entrega da reforma estação São Caetano do Sul uma das novidades que passou despercebida foi a atualização dos mapas na estação. Nos painéis já consta a estação Varginha como terminal da Linha 9-Esmeralda.
Apesar disso, a estação, que deverá atender a uma grande população no extremo sul da cidade de São Paulo, ainda segue em obras.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O canal iTechdrones realizou recentemente um sobrevoo pelo canteiro e trouxe através de suas imagens uma atualização do estado das obras.
Em termos de via permanente e rede aérea os avanços são perceptíveis. As vias já estão com trilhos e dormentes assentados e plenamente regulamentados, o que permite a passagem dos trens de forma segura.
Da mesma forma, na rede aérea, os postes, pórticos e triângulos que fazem sustentação dos cabos energizados também estão instalados. Caso estejam ligados seria possível realizar as primeiras movimentações de trens na região.
O prédio principal da estação também já está com praticamente toda a obra bruta concluída. É possível observar avanços na instalação de equipamentos como escadas rolantes entre o mezanino e a plataforma e a linha de bloqueios.
Numa das laterais está localizado um dos acessos da estação. O local será dotado de escadas fixas, rolantes e também de elevador para garantir a acessibilidade. É justamente esse edifício que ainda carece de bastante trabalho antes de estar apto a receber passageiros.
Ao lado da acesso está alocado o Eletrocentro, componente elétrico que fornecerá energia para os sistema de alimentação elétrica dos trens.
Após a estação estão sendo realizados trabalhos para a construção do viaduto de transposição da Avenida Paulo Guilguer Reimberg. Após a conclusão do viaduto poderá ser possível conectar as vias da estação junto ao pátio de estacionamento onde os trens poderão ser alocados.
Segundo o relatório de empreendimentos da CPTM a estação Varginha deverá ser entregue para a população no primeiro semestre de 2023. Apesar disso, é esperado que a operação assistida deverá ser bastante rudimentar por conta da falta de vias logo após as plataformas. Uma situação semelhante a Mendes-Vila Natal, que passou um ano operadno de forma precária.
So que adianta contas que as obras estão em operação tartarugas mais uma vez vão inagura a estação com obras inacabadas a passagem que fizeram entre a vila natal e o jardim Guanabara no dias de chuva não tem quem atravesse de um lado para o outro pq a passagem parece mais um lago tudo sujo isso pq tem uma escola bem perto um projeto muito mal feito aonde os moradores ficam encurralado a mercê do ladrão fora as motos que nao respeitam os pedestres e passam por dentro da passarela
Quero ver é chegar até Parelheiros.